img

Florianópolis, 24/04/2024




GERAL

Prefeitura de Florianópolis realiza Fórum de Bibliotecas Escolares

Publicado em 18/04/2018


Divulgação / Assessoria de Imprensa
Prefeitura de Florianópolis realiza Fórum de Bibliotecas Escolares



Evento, que ocorre nesta quarta-feira, faz parte da Semana Municipal do Livro Infantil

Como parte da programação da Semana Municipal do Livro Infantil de Florianópolis, organizada pela prefeitura, será realizado nesta quarta-feira o IX Fórum de Bibliotecas Escolares, que terá como local o Centro de Educação Continuada da Secretaria de Educação.  As atividades ocorrerão das 9 horas da manhã às 12 horas e das 13h às 18 horas.

A mesa-redonda de abertura será “Políticas públicas, cultura e educação”, com representantes da Secretaria de Educação de Florianópolis, Governo do Estado, Assembleia Legislativa , Conselho Regional de Biblioteconomia (CRB) e Ministério Público Estadual. A mediação será de Maria Lourdes Blatt Ohira, do CRB.

A partir das 11h30, ocorrerá o lançamento de dois livros. Um deles é do Grupo de Pesquisa Literalise, da UFSC, intitulado “ A produção literária de Rogério Andrade Barbosa- da temática africana brasileira a outros temas”.  A obra “Poesia (cabe) na escola- por uma educação poética”  leva a assinatura de Eliane Debus, Jilvânia Bazzo e Nelita Bortolotto.

Às 13 horas,  com o mestre em biblioteconomia, Vagner Amaro , será ministrada a palestra “Ações inclusivas, políticas educacionais nas bibliotecas escolares”.

No horário das 14h30 haverá debates em grupos com os temas “Acessibilidade (mediação de Salete Souza - Unisul), “Gênero e sexualidade” (mediação de Gláucia Assis-UDESC), “Formação pedagógica (mediação de Odimar Lorenzetti- Universidade Municipal de São José - SC) e “Relações raciais e cultura afro-brasileira” (mediação de Sandra Fontes). O encerramento do Fórum está marcado para as 17 horas.

Outras atividades de quarta-feira

“A escola vai à Barca” é uma atividade que consiste em uma visita à sede da Biblioteca Comunitária Barca dos Livros, na Lagoa da Conceição, com apresentação do acervo, sessão de leitura e narração de histórias. Na quarta-feira da Semana Municipal do Livro Infantil, ela ocorrerá em três horários: às 10h, 14h e 15h30.

Na Biblioteca Barreiros Filho, no Estreito, às 14h, será realizado o “Sarau Catarina: um dia com Lobato”, que conta a história do escritor.

Das 14h às 17h30, no auditório da Faculdade de Educação (FAED), na Universidade do Estado de Santa Catarina, acontecerá o ciclo de cinema “Infância em tela”.

Serão exibidos os filmes “Só dez por cento é mentira”, sobre a vida e obra de Manoel de Barros, com direção de Pedro Cesar, e “Meu amigo Nietzsche”, dirigido por Fáuston da Silva. Após a mostra, haverá um debate com Fernanda Gonçalves, mestre em Educação pela UFSC e integrante do Grupo de Pesquisa em Literatura Infantil e Juvenil e Práticas de Mediação Literária (Literalise).

O Largo da Alfândega será palco das últimas atividades da quarta-feira. Às 14h30, haverá contação de histórias com o autor português Valter Peres. O autor Álamo de Oliveira realizará um momento de conversa com o público às 15h. Já às 17h30, os dois escritores se juntam para uma contação de histórias com acessibilidade.

Durante todo o dia haverá exposição do livro de Teresa Viveiros, “Tomaz com Z - a história de uma vida feliz”, na galeria do Mercado Público.



Com informações de PMF/ASCOM








Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...