img

Florianópolis, 24/04/2024




ECONOMIA

Mudança no ICMS é inteligente por estimular produção local avalia FIESC

Publicado em 12/04/2018


Divulgação / Assessoria de Imprensa
Mudança no ICMS é inteligente por estimular produção local avalia FIESC



Presidente da entidade ressalta que medida devolve a competitividade do setor industrial nas operações dentro do Estado e será positiva para a economia

A Medida Provisória que reduziu de 17% para 12% o ICMS cobrado nas operações de venda da indústria e atacados para o varejo, nivelando a alíquota àquela cobrada quando o comércio compra produtos de outros Estados, é benéfica à economia catarinense, avalia a Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC). “Nivelar à mesma alíquota interestadual o ICMS cobrado nas vendas internas da indústria catarinense ao varejo estadual devolve a competitividade à produção local. É uma antiga reivindicação da FIESC, que estimulará a produção em Santa Catarina”, avalia o presidente da FIESC, Glauco José Côrte.

Para ele, trata-se de uma medida inteligente do governo do Estado, que vai beneficiar a economia catarinense com a geração de mais emprego e renda no setor industrial e poderá, dessa forma, impactar positivamente no consumo, que, por sua vez, se refletirá, mais para frente, no crescimento da arrecadação. “A arrecadação não será prejudicada porque o ICMS da última etapa de tributação não muda: o consumidor continuará a pagar a alíquota interna, que é de 17%”, explica. “O que deixa de ser arrecadado pela indústria e pelo setor atacadista será inteiramente recuperado na etapa seguinte da circulação”, completa.

Com a nova medida, principalmente em razão do Simples, as empresas de médio e pequeno portes terão vantagem relativa em adquirir mercadorias e serviços em operações internas, porque não se creditam do imposto das etapas anteriores.



Com informações de FIESC








Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade