img

Florianópolis, 20/04/2024




COMUNIDADE

Ciclo de palestas aborda a conscientização sobre o Autismo em São José

Publicado em 11/04/2018


Divulgação / Assessoria de Imprensa
Ciclo de palestas aborda a conscientização sobre o Autismo em São José

Psquiatra Maria Cristina Brincas




O evento segue até nesta sexta-feira (13), das 9h até às 12h e das 13h até às 17h, no Auditório Sul do 1º andar da Prefeitura de São José

Para marcar o mês de Conscientização do Autismo, a Secretaria Municipal de Saúde promove o “1º Ciclo de Palestras sobre o Transtorno do Espectro Autista, numa perspectiva de sensibilizar para incluir”. O objetivo é a troca de informações para auxiliar o corpo médico de São José no diagnóstico precoce. O evento segue até esta sexta-feira (13), das 9h até às 12h e das 13h até às 17h, no Auditório Sul do 1º andar da Prefeitura de São José.

Iniciando as atividades do evento, o médico e integrante da direção do corpo clínico do Município, Ronnie Vieira, destacou a importância de abordar o tema. “Um privilégio foi começar a trabalhar num local que já possui um grupo, onde a enfermeira Denise Monteiro (coordenadora do grupo Conversando Sobre Autismo) me apresentou diversos profissionais e ações multidisciplinares. Isso fez com que eu me sensibilizasse e tivesse um olhar diferenciado sob o paciente com espectro autista. Então estamos partilhando essa experiência para fazer as pessoas conhecerem o grupo e levar para outras famílias e profissionais da saúde uma prática bem sucedida”, aponta Ronnie. 

Convidado pela organização do evento como palestrante, Rodrigo Tramonte, que é cartunista, tem o espectro autista e é integrante do Conversando Sobre Autismo, destaca a importância do assunto para os profissionais da saúde. “É uma honra participar do evento, porque a maioria dos grupos de pais de autistas ou autistas funcionais nem sempre tem a oportunidade de ter um autista explicando como é o autismo por dentro. Por mais que os pais e os profissionais da área convivam com o autismo, nem sempre se tem essa noção de como é viver com as características do espectro autista”, explica Rodrigo.

Envolvidas com a organização do evento, as psicólogas Aline Banhara e Fatima Rodrigues, conciliaram os trabalhos do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) para proporcionar as palestras ao corpo médico de São José. “É um desafio e nosso objetivo é sensibilizar os profissionais para que ocorra o aperfeiçoamento na área, para que o diagnóstico precoce aconteça, possibilitando condições de uma vida melhor para as famílias com o espectro autista”, destaca Fatima. 

Para a abertura do evento, o grupo Conversando Sobre Autismo esteve presente, levando as experiências de acolhimento e inclusão dos familiares da Grande Florianópolis que possuem o Transtorno do Espectro Autista. 

Até sexta-feira (13), as palestras ainda vão abordar diversas áreas do conhecimento a respeito do Transtorno do Espectro Autista (TEA). Nesta quinta-feira (12), o evento inicia com a palestra da psicóloga Gabriela Felix, “Quando se conhece as peças se encaixam”, às 9h. A partir das 10h30min, a advogada Carla Gonçalves, membro da Comissão das pessoas com deficiência da Ordem dos Advogados do Brasil de Santa Catarina (OAB/SC), aborda os “Direitos da pessoa portadora de TEA”. À tarde, às 13h30min, a Neuropsicóloga Michele May da Silva, fala sobre o tema “Avaliação neuropsicológica e escalas no TEA”, e, às 15h, da neuropediatra Maria Rosa Mercado enfoca o “Diagnóstico em TEA: aspectos clínicos e comportamentais”.

Já na sexta-feira (13), as palestras contam com a psicóloga Patrícia Braz que falará da “Atualização em critérios diagnósticos do TEA segundo a OMS”, a partir das 9h. Às 10h30min, a nutricionista Maria Rosa Etcheverry vai abordar “A importância da avaliação e intervenção nutricional no tratamento multidisciplinar do TEA”. Após intervalo, às 13h30min, a psicóloga Juliana Barbato apresenta a “Intervenção psicológica em TEA”. E, para finalizar as palestras, às 15h, a fonoaudióloga Simone Marchett aborda a “Intervenção fonoaudiológica em TEA”. 

No sábado (14) o evento ocorre no Continente Shopping, a partir das 9h, com a apresentação do espetáculo "Pescadores de Sonhos", com os integrantes da ONG Autonomia. O evento é aberto à comunidade.

De acordo com Patricia Winck, arteterapeuta do grupo, o acolhimento, apoio e troca de experiências para as famílias é o diferencial. “Expondo o que é o grupo e como ele está crescendo, torna as pessoas mais empáticas, se colocando no lugar do outro e vendo que a aceitação é necessária, isso faz com que haja uma mudança de atitude e pensamento, para que ocorra a verdadeira inclusão”, assinala. 



Com informações de PMSJ/ASCOM








Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade