img

Florianópolis, 25/04/2024




POLITICA

Comissão de Agricultura debate estratégias para suprir abastecimento de milho

Publicado em 02/04/2018


Foto Ilustrativa
Comissão de Agricultura debate estratégias para suprir abastecimento de milho



O deputado Natalino Lázare acredita que existe sim uma ?crise do milho?, causada por diversos fatores, entre eles está a falta de uma logística adequada para que o grão produzido no Brasil chegue ao estado catarinense

A Comissão de Agricultura e Política Rural da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado Natalino Lázare, esteve reunida nesta quarta-feira, 28, para discutir a problemática do abastecimento do milho em Santa Catarina. Como se sabe, existe um descompasso entre a oferta e consumo do grão, fazendo com que os preços oscilem muito de forma a desestimular o produtor e o consumidor nas granjas de suínos e aves concentradas no Estado.

“Nós consumimos o dobro do que é produzido aqui e a produção do Centro-Oeste brasileiro está direcionada cada vez mais para o Norte do país. Outras questões são as condições precárias de logísticas, em especial na aduana de Dionísio Cerqueira que dificultam a importação do milho de países como Argentina e Paraguai”, explica o parlamentar.

O presidente da Associação Catarinense de Criadores de Suínos (ACCS), Losivanio Luiz de Lorenzi, destacou que há um crescimento constante da produção de milho no Brasil, mas as integrações têm um alto consumo e a destinação do grão para a fabricação de etanol aumentam a preocupação neste contexto. “O Brasil tem um dos maiores estoques de milho da história, porém o produtor não quer vender porque querem esperar o preço mais alto possível e desta forma fica praticamente inviável produzir proteína animal com os números do mercado de hoje”, ressalta.

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Santa Catarina (Faesc), José Zeferino Pedroso, explica que a situação do milho é crônica que existe há anos. “O produtor de milho sofreu uma frustração na safra passada, porque acreditaram em um preço futuro que infelizmente não aconteceu. É preciso ter um maior engajamento entre todos os agentes dessa cadeia produtiva para superar esta situação”, afirma.

O secretário de Agricultura e da Pesca, Airton Spies, aponta que a alta nos preços do grão influenciam diretamente a competitividade das agroindústrias instaladas no estado. “Hoje, nós estamos numa gangorra onde um ano ganha a indústria de carnes e outro ano ganha o produtor de milho e precisamos de mecanismos para equilibrar o preço”, destaca o secretário.



Com informações de AGENCIA ALESC








Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade