img

Florianópolis, 24/04/2024




TECNOLOGIA

Estudantes de robótica do SESI/SC querem garantir presença nos mundiais da FLL

Publicado em 16/03/2018


Divulgação / Assessoria de Imprensa
Estudantes de robótica do SESI/SC querem garantir presença nos mundiais da FLL



Classificados na etapa estadual, eles disputam a fase nacional neste final de semana, em Curitiba, de olho nas vagas dos mundiais que serão realizados nos Estados Unidos, Hungria e Estônia

As melhores equipes de robótica de todo o Brasil participam, em Curitiba, de 16 a 18 de março, do Torneio Nacional de Robótica FIRST LEGO League. Ao todo, são 83 times de escolas públicas e particulares, formados por estudantes de 9 a 16 anos. Entre eles estão quatro equipes do SESI/SC, entidade da FIESC. As vagas na maior competição de robótica do País, organizada pelo SESI Nacional, foram conquistadas em seletivas regionais, realizadas em 11 estados e no Distrito Federal. O Campus da Indústria da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), localizado no Jardim Botânico, sediará a disputa. A visitação é gratuita.


Ao todo, 24 estudantes do SESI/SC das cidades de Concórdia, Criciúma, Joinville e São Miguel do Oeste, que compõem os times AroRobots, Carvoeiros Robots, Sunrise e Legacy, participam da competição. “A FLL transforma a vida de todos os envolvidos, tanto emocionalmente como intelectualmente. Somos felizes e gratos por ter a oportunidade de participar deste evento”, comenta a estudante Adrieli Fernanda de Brito, integrante do time AgroRobots, de Concórdia.

Para Aisha Lorenzini Branco Dias, o torneio de robótica é uma oportunidade para fazer amizades. “Minhas expectativas são de sair de lá com novos amigos, conhecimento e muita experiência”, diz a jovem de 12 anos.

Na temporada atual – Hydro dynamics – o desafio dos estudantes foi pesquisar e apresentar soluções inovadoras para um problema que atinge milhões de brasileiros e é também uma preocupação mundial: a água. As pesquisas e soluções abordam temas desde como encontrar, transportar, usar ou descartar o líquido. Até o ano de 2030, a população mundial alcançará 8,3 bilhões de pessoas e a demanda por água crescerá em 30% no mesmo período. Além disso, estudo da Organização das Nações Unidas (ONU) aponta que cerca de 1,8 bilhão de pessoas viverão em áreas de grave escassez hídrica até o ano de 2025. 

As tarefas - Entre as atividades propostas no torneio está o Desafio do Robô. Nele, os estudantes colocam os robôs de Lego para cumprir determinadas missões. Para realizar as tarefas, o robô pode navegar, capturar, transportar, ativar ou entregar objetos na mesa de competição. Pode ser algo como remover um cano quebrado, virar tampas de bueiro e mover bombas de água. As equipes têm direito a três rounds, de 2 minutos e 30 segundos cada, para execução.

Os robôs, projetados e construídos pelos próprios alunos, também são avaliados na categoria Design do Robô. Os times podem utilizar sensores de movimento, cor, toque, controladores e motores. Os juízes levam tudo isso em consideração, além da estratégia e programação. 

Os times que tiverem o melhor desempenho na etapa nacional vão se classificar para torneios internacionais de robótica nos Estados Unidos, Hungria e Estônia.

TORNEIO NACIONAL DE TOBÓTICA FIRST LEGO LEAGUE (FLL)

Quando: 16, 17 e 18 de março
Onde: Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
Centro de Exposições Horácio Coimbra
Av. Comendador Franco, 1341 – Jardim Botânico (Curitiba)
 

Horário de visitação: 
16/03 – sexta-feira (14h às 18h)
17/03 – sábado (9hàs 17h)
18/03 – domingo (9h às 18h)
 

ENTRADA GRATUITA



Com informações de FIESC








Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.



Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade