img

Florianópolis, 18/04/2024




CIDADES

Prefeitura de São José intensifica fiscalização para regularizar calçadas

Publicado em 20/02/2018


Jeferson Regis - Secom/PMSJ
Prefeitura de São José intensifica fiscalização para regularizar calçadas



Com o projeto Passeio Legal, Município busca incentivar os cidadãos a regularizarem as calçadas

Para melhorar as condições de acessibilidade e segurança de pedestres, pessoas com deficiências ou mobilidade reduzida, além de deixar a cidade ainda mais bonita, a Prefeitura de São José está intensificando a fiscalização dos passeios públicos. O projeto Passeio Legal busca incentivar os cidadãos josefenses a regularizarem as calçadas em frente aos seus terrenos. A iniciativa é da Secretaria Executiva de Serviços Públicos (Susp), com apoio da Secretaria de Segurança Defesa Social e Trânsito e Secretaria de Infraestrutura.

"Este é um trabalho importante em que buscamos o apoio da população para que os passeios públicos sejam mantidos sempre em bom estado de conservação. Para isso, é essencial que as calçadas sejam construídas de acordo com o que determina a legislação vigente, visando sempre zelar pelo bem estar, a acessibilidade e a segurança de todos", enfatiza o secretário adjunto da SUSP, Michael Rosanelli.

De acordo com a Lei Municipal 1.605/85 (Plano Diretor) e a Lei Municipal 3.897/2002, questões sobre como manter o passeio público, ou seja, a calçada sempre livre de quaisquer desníveis, obstáculos fixos ou móveis, que impeçam ou dificultem a livre passagem, devem ser observadas pelos cidadãos para contribuir com as condições de mobilidade, segurança e bem estar social na cidade.

Conforme a Susp antes da ação, quase 100% das calçadas do município apresentavam alguma irregularidade. Agora já é possível encontrar algumas ruas como a Rua São Pedro, no bairro Areias, ou a Avenida Central do Kobrasol, em que parte dos passeios públicos já está dentro das condições estipuladas pela legislação municipal.

"Diariamente nossos fiscais de obras percorrem a cidade para fortalecer este trabalho com a população e orientar como deve ser constituída a calçada ideal. Necessitamos do apoio e da colaboração de todos para que os passeios públicos da cidade estejam dentro dos padrões exigidos pela lei. Quando encontramos calçadas em desacordo, notificamos o proprietário para que realize as adequações", explica Michael, lembrando que se a notificação for descumprida pode ocorrer à aplicação de multa.  

Como manter a calçada regularizada?

A responsabilidade pela construção e conservação das calçadas é do proprietário do imóvel. Uma calçada considerada adequada é aquela que garante o caminho livre, sem obstáculos e confortável para todos. A calçada nos conduz ao trabalho, a residência e nos leva a diversos pontos, por isso deve ser bem conservada.  

É um dever do cidadão cooperar com a Prefeitura na conservação e limpeza do passeio público porque a calçada é um bem de todos, e não propriedade privada. Em São José, conforme a legislação, as calçadas devem ter a largura mínima de 1,50 metro, declive mínimo de 2% e máximo de 4%, e respeitarem as exigências dispostas nas normas técnicas de acessibilidade da ABNT.

"Desta forma, todos os cidadãos josefenses estão sendo convidados a participar desta importante ação que é o Passeio Legal, no sentido de estarem atentos e conservarem adequadamente suas calçadas sempre observando as questões importantes de acessibilidade, fluidez, continuidade, larguras adequadas e segurança de suas calçadas", enfatiza Michael Rosanelli.

Para buscar conhecer quais são as regras de regularização dos passeios públicos ou sanar dúvidas quanto às normas da legislação vigente, a equipe da Susp está à disposição de todos os josefenses pelo telefone: (48) 3381-0020.









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade