img

Florianópolis, 16/04/2024




ECONOMIA

FIESC discute com a NASA parceria na área educacional

Publicado em 14/02/2018


Divulgação / Assessoria de Imprensa
FIESC discute com a NASA parceria na área educacional



Em missão aos Estados Unidos, presidente da FIESC e diretores do SENAI tratam de cooperação com entidades da sociedade civil e do governo americano

Dirigentes da área educacional da NASA, a agência espacial americana, conheceram nesta terça (13), em Washington, as atividades que a Federação das Indústrias, o SENAI e o SESI desenvolvem neste setor em Santa Catarina. “Eles se mostraram vivamente interessados em ampliar os contatos, visando desenvolver uma possível parceria”, afirmou o presidente da FIESC, Glauco José Côrte.

O empresário lidera a missão institucional da entidade que esta semana mantém encontros com órgãos da sociedade civil e do governo dos Estados Unidos na capital do País e em Boston. “As reuniões que realizamos estão validando o que estamos fazendo na área de educação, tecnologia e inovação. Estamos alinhados com as principais iniciativas das entidades com as quais nos reunimos. As possibilidades de parcerias são amplas e viáveis”, acrescentou Côrte.

Na NASA, a delegação catarinense foi recebida pelo cientista chefe do Marshall Space Flight Center (NASA/MSFC), James Spann, pelo gestor adjunto da área de educação, Roosevelt Johnson, e outros dirigentes. Spann já conheceu o modelo educacional do SENAI/SC em setembro de 2017, quando proferiu palestra aos estudantes do Ensino Médio da entidade. 

Composta também pelos executivos do SENAI/SC Jefferson de Oliveira Gomes (diretor regional), Maurício Cappra Pauletti (diretor técnico) e Pierre Mattei (diretor de inovação do Instituto SENAI de Inovação em Sistemas Embarcados, localizado na capital catarinense), a comitiva da FIESC visitou nesta terça a Learning Tree e CompTIA. As tratativas giraram também em torno da questão educacional, neste caso voltada a área de TI, para formação e certificação de vários temas, entre eles segurança cibernética, computação na nuvem e análise de dados. Além disso, a missão esteve na Naval PostGraduate School, da Universidade da Marinha, que oferece cursos de pós-graduação nas áreas civil e militar. Houve interesse na execução de projetos binacionais e áreas correlatas de educação. A universidade tem expertise em sistemas aeronáuticos espaciais e sistemas avançados de inteligência artificial.

Na segunda-feira, além da NASA, a representação catarinense esteve no Departamento (ministério) de Comércio do governo americano e no The Space Enterprise Council (SEC), conselho que reúne setores da indústria interessados em negócios de segurança comercial, civil e nacional, tratando de parcerias nas áreas de cidades inteligentes (envolvendo aspectos como água, resíduos sólidos, trânsito, energia, redes para energia), conexões com a indústria 4.0 e educação.

Na quarta (14) e quinta (15), a comitiva irá a Boston para encontros no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, na sigla em inglês), entidade parceira dos Institutos SENAI de Inovação (são 25 no Brasil, três deles em Santa Catarina). A missão da FIESC vai tratar de mapeamento de produtos e projetos (no MIT Media Lab), de novas metodologias educacionais (no ILP MIT) e de aplicações de inteligência artificial em veículos autônomos (drones, submarinos, caminhões e automóveis) e em manufatura avançada. Na mesma cidade, os catarinenses visitarão o Centro Internacional da Universidade Tiradentes e o Instituto Cambridge de Estudos Brasileiros.









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade