img

Florianópolis, 18/04/2024




CULTURA

Udesc realiza Festival Internacional de Arte e Cultura em Florianópolis

Publicado em 05/02/2018


Divulgação / Assessoria de Imprensa
Udesc realiza Festival Internacional de Arte e Cultura em Florianópolis



Desde o dia 4 até o dia 7 de fevereiro, Florianópolis é palco de programação cultural intensa e gratuita, com mais de 90 atrações de música, dança, artes cênicas e visuais, audiovisual, design, moda, cultura popular, exposições e feiras, além de oficinas, encontros, palestras, workshops e rodas de conversa.

O Festival Internacional de Arte e Cultura José Luiz Kinceler (FIK 2018), realização do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), será voltado ao público de todas as idades, oferecerá agenda específica direcionada a estudantes, profissionais, educadores, artistas e crianças e contará com convidados do México, Chile, Argentina, Uruguai e Peru. A abertura no domingo, 4, será marcada por shows musicais, com a apresentação de A Banda Mais Bonita da Cidade, de Curitiba, além de bandas locais formadas por alunos e egressos da Udesc.

A intenção é manter a edição do FIK 2018 de dois em dois anos (bienal) com uma abrangência que envolva outras unidades da Udesc. Descentralizar o evento de Florianópolis está nos propósitos dos idealizadores. A diretora-geral da Udesc Ceart, professora Maria Cristina da Rosa Fonseca da Silva, afirma que a iniciativa quer cumprir com os compromissos de distribuição do acesso a arte e cultura como uma produção social da instituição de ensino, oferecer opções de formação cultural e entretenimento fora do calendário escolar, fortalecendo ações extensionistas. Outro aspecto levantado pela organização é o desejo de fortalecer laços com intelectuais de outros países e ajudar a internacionalizar os cursos de pós-graduação da Udesc.

“As ações de extensão buscam inserção social, noções de pertencimento, valorização da produção artística da Udesc, diálogo com a comunidade, fruição estética, produção no campo do conhecimento das artes. O Centro de Artes será uma alternativa de ampliação de lazer cultural para moradores e turistas. A realização no recesso possibilita o acesso da comunidade aos espaços físicos do Ceart no período de férias”, comenta.

Com extensa programação, o evento terá atividades na Udesc e também em outros espaços culturais de Florianópolis, como Teatro Ademir Rosa, no Centro Integrado de Cultura (CIC) e Teatro Álvaro de Carvalho (TAC). Como convidados internacionais o evento recebe Julio Brum, músico uruguaio; Vanesa Galdeano e Anali Chanquia, argentinas e criadoras do projeto de intervenção urbana Medianeras Murales; Rafael Vivanco, designer e professor peruano; Claudia Echenique, professora da PUC-Chile; Osvaldo Gaona, designer gráfico e ilustrador mexicano.

Cinco feiras ocorrem durante o evento, trazendo novos formatos de livros, publicações independentes, zines, produções plásticas e visuais, artesanatos, performances e apresentações musicais: Flamboiã – Feira de Publicações de Artista; Flau - Feira Livre de Arte Universitária; Parque Gráfico, feira de arte impressa e publicações independentes; Feira das Rendeiras e a Feira dos Produtos do Saber, esse um projeto conduzido pelo programa de extensão Ecomoda da Udesc.

Música - Na área da música, shows e apresentações gratuitas ocorrem com A Banda Mais Bonita da Cidade, Kako de Oliveira, Parafuso Silvestre, Baque Mulher Florianópolis, Entrevero Instrumental, ensaio aberto da Banda Vivar, além de concerto de música erudita com acadêmicos e egressos da Udesc e de música experimental contemporânea com o GMEC, grupo da Udesc. A apresentação “Mantras Revisitados” do Coletivo Sonoro Los Chapatis, Cores de Aidê e bateria da União da Ilha da Magia completam a programação.

Teatro - Nove espetáculos teatrais estarão no FIK 2018: “Mulheres Violentas”, dirigido por Claudia Echenique, que discute o drama da violência e os feminicídios; “O Auto da Compadecida”, o clássico de Ariano Suassuna remontado no curso de Teatro da Udesc e estreado em 2017; o ensaio aberto “Sociedade dos Poetas Vivos”, um projeto que divulga poemas e poetas contemporâneos; a performance “Transvydaji”; o teatro de Bonecos “Quedelhe o Boi?”, do Pequeninus Grupo de Arte;  além das apresentações também concebidas no Centro de Artes da Udesc: o show performático “Insones”; e as peças “Guerreiras Donzelas”, “E a Avenca Partiu” e “Bela”.

Exposições e mostra audiovisual - Entre as exposições, 21 mostras serão realizadas, a maioria no campus da Udesc. O FIK 2018 também ganhará amplitude no audiovisual, com a exibição de curtas-metragens e a Massunim: Mostra de Cinema de Alagoas que apresentará 12 filmes, uma mistura de documentários e obras ficcionais.

FIK Criança - Uma programação especial para crianças de 4 a 12 anos, separadas por faixa etária, também será realizada. Serão oficinas de artes visuais, música, teatro, jogos, exibição de filmes, espetáculos de teatro e música, contação de histórias e exposições artísticas. As inscrições foram realizadas até 29 de janeiro e as vagas já estão preenchidas.

Programação acadêmica - Os eventos relacionados à academia serão um dos pontos altos do FIK 2018. Seminário, conferência, palestras, encontros, rodas de conversa e residência artística vão explorar diferentes temas. São eles: seminário “Walter Benjamin – Educação, Arte e Política”; conferência “Criando e Investigando as Artes das Cenas em Parceria e Redes Latino-americanas”; encontros “Rede de Educadores em Museu (REM)” e “Aprodança - Palestra Bia Mattar e Mesa Redonda”; palestras “Educação Formal e não Formal” e “Criatividade e Canção Infantil”; rodas de conversa: “A Escultura Social na Prática Agroflorestal”, “Rádio e Ferramentas Colaborativas”, “Gênero, Educação, Ativismo e Arte - Resistência Cultural Feminista em Tempos Sombrios”, “Pesquisa em Arquivos de História da Arte”

Inscrições

O evento é gratuito, aberto ao público e os participantes que desejarem receber certificado podem se inscrever online. Para espetáculos, shows e concertos em espaços fechados, a retirada de ingresso deve ser feita no local, uma hora antes da apresentação; para exposições, apresentações artísticas em espaços abertos, rodas de conversa e palestras, não há necessidade de inscrição e nem de ingresso, basta comparecer. Para as 28 oficinas, as inscrições foram realizadas antecipadamente.




Veja mais em
http://www.udesc.br/ceart/fik/inscricoes








Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.



Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade