img

Florianópolis, 20/04/2024




CULTURA

Documentário sobre a Academia Catarinense de Letras será lançado em Florianópolis

Publicado em 08/12/2017


Equipe Contraponto
Documentário sobre a Academia Catarinense de Letras será lançado em Florianópolis

Equipe do filme Letras Catarinas com o ator Carlos Zoega




A estreia do filme vai acontecer na Casa José Boiteux, em Florianópolis, durante Sessão Solene de encerramento do Ano Acadêmico, quando também serão entregues os prêmios ACL 2017.

Um documentário que une literatura, história, dramaturgia e arte. Assim é o Letras Catarinas – a trajetória de uma Academia, que será lançado na próxima segunda-feira (11), às 19h. O filme resgata fatos marcantes dos 97 anos da Academia Catarinense de Letras (ACL). Criada a partir de pesquisa histórica, a narrativa do filme é costurada com cenas de dramaturgia, depoimentos e recitais com os acadêmicos atuais.

A dramaturgia foi inspirada em episódios importantes que envolvem personagens como José Boiteux, fundador da Academia, Maura da Senna Pereira, primeira mulher na ACL), Othon D’Eça, um dos significativos presidentes, e Delminda Silveira, mulher relevante para a literatura catarinense. O filme é uma coprodução da Contraponto e da TVi e teve como parceira a própria Academia Catarinense de Letras.

“Este projeto é o primeiro a dar luz à memória da Academia Catarinense de Letras. Nossa proposta foi resgatar o legado de quase um século de história dedicada à literatura. Com este documentário, pretendemos democratizar a memória e o saber literário produzido em Santa Catarina”, diz a jornalista  Maria Thereza Cordeiro, que é uma das idealizadoras do documentário. 









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade