img

Florianópolis, 25/04/2024




CULTURA

Exposição Máquinas do Abismo abre dia 7 na Fundação Cultural Badesc

Publicado em 04/12/2017


Exposição Máquinas do Abismo abre dia 7 na Fundação Cultural Badesc



A exposição Máquinas do Abismo, do designer e artista visual radicado em Joinville, Rogério Negrão, abre na quinta-feira (07/12), às 19h, na Fundação Cultural Badesc.

Com curadoria de Franzoi, a mostra multimídia é formada por colagens digitais impressas, vídeo arte, instalações sonoras e objetos. O trabalho é estruturado em uma pesquisa que começou em 2015 e tem origem na experiência profissional ligada ao design de produtos.
 
Máquinas do Abismo foi criada em torno da construção de máquinas imaginárias, descritas a partir de desenhos e patentes do início da Revolução Industrial e tem o objetivo de provocar reflexão sobre o sentido dos objetos. Para isso o artista criou várias máquinas sensoriais: horizonte portátil, nivelador de destinos, compactador de lucidez, purificador de erros, captador de aparências e afinidades, estabilizador de imprevistos, reversor de rejeição e neutralizador de medo.
 
“O artista mergulha no DNA do objeto e expande a abrangência além do planejado, altera a percepção original dos aparelhos e sistemas, produz uma nova conscientização dos limites oferecidos. Constrói e executa uma poética em consonância com a vida, subverte o tempo e o espaço, coloca o observador numa suspensão metafísica, algo que permite considerar o espaço como campo de construção de processo”, comenta o curador.
 
Rogério Negrão explica que o propósito é instigar as pessoas a pensarem na construção da realidade que gira ao redor delas, e não apenas se contentarem com respostas prontas. “O mundo existe desse jeito porque pensamos e damos sentido a ele. As coisas são assim porque obedecem a alguém. Então, a intenção é tirar o véu do significado e nos tornarmos agentes que criam os significados”, comenta.
 
Rogério Negrão atua como artista visual desde 2006 produzindo desenhos, vídeos, fotografias e instalações. Participou de exposições em Joinville, Blumenau, Chapecó e Jaraguá do Sul. A exposição fica aberta para visitação até 26 de janeiro de 2018.
 
Serviço:
O que: Abertura da exposição Máquinas do Abismo, do designer e artista visual radicado em Joinville, Rogério Negrão – curadoria:  Franzoi
Quando: 7 de dezembro, quinta-feira, às 19h
Local: Fundação Cultural Badesc – Rua Visconde de Ouro Preto, 216, Centro, Florianópolis – telefone: (48) 3224-8846
Entrada gratuita. Visitação 26 de janeiro e 2018.









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...