img

Florianópolis, 25/04/2024




VARIEDADES

Exposição e livro retratam índios brasileiros a partir de aldeias da Grande Florianópolis

Publicado em 16/11/2017


Exposição e livro retratam índios brasileiros a partir de aldeias da Grande Florianópolis

Maristela Giassi




Exposição já passou por Paris, Portugal, São Paulo e abre em Florianópolis no dia 21 de novembro

O índio retratado na sua mais pura essência. Uma lente foi o que aproximou a fotógrafa Maristela Giassi dos índios de aldeias da Grande Florianópolis e do Acre.  As fotografias estarão na exposição “Almas do Brasil” e no livro homônimo, com lançamento marcado para o dia 21 de novembro. O projeto é um convite para despedir-se dos preconceitos e observar de perto a cultura indígena.

Dão vida a exposição personagens da vida real, como o Pajé Wherá Tupã, que aos 108 anos irradia energia superior incomum; Kerexu Yxapyry, mulher poderosa, de pouca fala, que defende seu território com todas as garras que a natureza e a tecnologia lhe proporcionam; e Aline, menina de 18 anos, mãe, responsável pelo ritual temazcal em sua aldeia e que também auxilia sua mãe nos rituais do sagrado feminino. Todos conectados com a natureza e a espiritualidade, valores que fazem deles índios, pontua a artista.  

Indígenas de 5 aldeias foram fotografados: os das aldeias da Grande Florianópolis (SC) - M´Biguaçu, Aldeia do Amaral e Morro dos Cavalos, povoadas pelos Guaranis - e os das aldeias do Acre –  Rio Jordão e Novo Segredo, da Etnia Kaxinawá (Huni Kuin). No total, são 16 telas, todas resultado de um trabalho usando a técnica “You Paint”- foto impressa em canvas com acabamento em pintura, técnica desenvolvida pela artista.   

“As imagens coloridas são a materialização dos meus sonhos de criança e os índios fazem parte desse mundo lúdico que se mantém vivo em meus trabalhos”, revela Maristela.

A exposição já passou por Paris (Carrousel du Louvre, em outubro/2016), pelo Vaticano (Galeria La Pigna, em maio/2017), por Portugal (Bienal de Odivelas, em maio/2017) e por São Paulo (Inn Gallery, em outubro/2017).

SERVIÇO

O quê: Exposição e lançamento do livro “Almas do Brasil”, de Maristela Giassi

Quando: Vernissage e lançamento do livro: 21/11, 19h - Visitação: até 5/12 - das 13h30 às 18h  

Onde: Piso térreo do Terminal Rodoviário Rita Maria

Quanto: GRATUITO









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...