img

Florianópolis, 20/04/2024




POLITICA

FECAM reforça pauta prioritária do municipalismo e solicita apoio de congressistas catarinenses

Publicado em 25/10/2017


Paulo Luís Cordeiro/Portal da Ilha Digital
FECAM reforça pauta prioritária do municipalismo e solicita apoio de congressistas catarinenses

Presidente da FECAM, Adeliana Dal Pont, no último Congresso realizado no início do ano em Joinville.




As pautas fazem parte de uma ação da CNM que movimenta prefeitos e prefeitas de todo o país para que mobilizem os congressistas em prol do apoio aos pleitos do municipalismo. 

Em ofício endereçado aos 16 deputados federais e três senadores catarinenses, a presidente da Federação Catarinense de Municípios – FECAM, Adeliana Dal Pont, prefeita de São José, reforçou pedido para que a bancada ajude no avanço das pautas prioritárias do municipalismo em Brasília.

Entre as reivindicações, está a viabilização de um Apoio Financeiro aos Municípios - AFM, a derrubada do veto presidencial que trata do Encontro de Contas entre a Previdência e os Municípios e atenção com propostas em tramitação no Congresso Nacional que dizem respeito ao piso salarial de agentes comunitários de saúde; a PEC 212, que pode prorrogar o prazo para o pagamento dos precatórios; matéria que altera a forma do reajuste do piso do magistério; e outro projeto que trata de convênios para consórcios públicos.

No documento aos parlamentares, a presidente destaca que os assuntos reivindicados são fundamentais para que as administrações municipais possam amenizar a crise financeira que assola a maior parte dos Municípios. Um dos principais itens é o auxílio financeiro para o final do ano.

A Confederação Nacional de Municípios - CNM encaminhou ao Palácio do Planalto um pedido equivalente a 1% de apoio financeiro aos Municípios, ou seja, em torno de R$ 4 bilhões. A sugestão é de que os recursos emergenciais sejam materializados por meio de Medida Provisória (MP). Outro ponto que mobiliza os municipalistas é a derrubada do Veto nº 30/2017, do Presidente da República Michel Temer, que impediu aos gestores saber o valor real das dívidas previdenciárias.









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade