img

Florianópolis, 19/04/2024




TURISMO

Tradição da gastronomia açoriana é o destaque da Festa Nacional do Pirão

Publicado em 14/08/2017


Divulgação/Assessoria de Imprensa
Tradição da gastronomia açoriana é o destaque da Festa Nacional do Pirão



Uma porção de farinha de mandioca, um caldo quente, uma mão habilidosa e logo fica pronta esta iguaria tão comum entre os descendentes de açorianos, comunidade que colonizou o Litoral catarinense e se orgulha em manter firmes as tradições dos antepassados.

Chamada de pirão, a mistura é um dos destaques da 21ª Festa Nacional do Pirão. Tudo ocorre em Barra Velha (SC), a Capital Catarinense do Pirão, definida oficialmente por lei em 2016. São 21 anos de tradição em que o prato é a estrela do evento.

A gastronomia é o ponto alto da festa. Dez boxes comercializarão o prato típico. A produção e venda é feita por entidades assistenciais da cidade que aproveitam o lucro para incrementar a renda anual. No cardápio, pirão d’água, pirão de carne com linguiça, pirão de peixe e pirão de camarão, só para citar algumas variações.

A mesma receita que atrai tanta gente, também é o responsável pelo concurso “Farinha pouca, meu pirão primeiro”, que premia quem consegue preparar e comer mais rápido um pirão com 200 gramas de farinha de mandioca e 200 mililitros de água, utilizando somente um garfo e apenas uma mão. “Parece simples, mas é complicado porque não é apenas jogar um ingrediente no outro e mexer. Tem que ter técnica e não pode haver desperdício”, comenta Daniel Pontes da Cunha, presidente da Fundação de Turismo e um dos organizadores da prova.

Shows nacionais

6/9 (quarta) – Luan Santana

7/9 (quinta) – Antony & Gabriel e Anitta

8/9 (sexta) – Zezé Di Camargo & Luciano

9/9 (sábado) – Munhoz e Mariano

10/9 (domingo) – Trio Parada Dura

Os ingressos para o espaço dos shows estão sendo vendidos. Os lotes iniciam a partir de R$ 20. No domingo (10/9), o show com Trio Parada Dura será gratuito.

Serviço

O quê: 21ª Festa Nacional do Pirão

Quando: de 6 a 10 de setembro

Onde: Rua Paraná, 913, Centro de Barra Velha (SC) – lado do Ginásio de Esportes

Ingressos: entrada gratuita para a maioria das atrações, com ingressos pagos somente para os shows nacionais

Informações: (47) 3446-1231









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...