img

Florianópolis, 20/04/2024




CULTURA

Florianópolis Audiovisual Mercosul 2017 começa nesta terça-feira (20) em Florianópolis

Publicado em 19/06/2017


Florianópolis Audiovisual Mercosul 2017 começa nesta terça-feira (20) em Florianópolis

Las Toninas Van al Este, de Verónica Perrotta e Gonzalo Delgado




Festival, Fórum Audiovisual Mercosul, Rally Universitário Floripa, Encontros e Oficinas consolidam o ciclo do setor audiovisual na 21ª edição que será realizada de 20 a 25 de junho, no Centro de Cultura e Eventos da UFSC, em Florianópolis

Durante o evento, serão discutidas ações direcionadas para etapas do desenvolvimento profissional, evolução do produto fílmico e a própria função formadora do festival, tanto para  público em geral, de forma contínua, quanto para crianças - por meio da Mostra Infantojuvenil - e estudantes de cinema, com o 1ºRally Universitário Floripa. Também serão realizadas atividades de aperfeiçoamento técnico e criativo, com palestras e oficinas. Grandes empresas parceiras da produção cinematográfica estarão presentes preparando, inclusive, as próximas produções, com a aproximação dos países Mercosul no Encontro de Coprodução.

O FAM registrou recorde de inscritos em 2017. Foram 710 filmes, número 30% superior ao ano anterior, dos quais foram selecionados 45 filmes de 10 países - Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Espanha, Paraguai, Peru, Porto Rico e Uruguai - para as cinco mostras competitivas, uma a mais que 2016. Os filmes concorrem a mais de 100 mil reais em prêmios dos apoiadores - O2Pós, Mistika, LinkDigital, Adobe, Cinecolor, Cia Rio, Naymar e Água Santa Rita -,  além da disputa do Prêmio Aquisição Canal Brasil no valor de 15 mil reais.

Este ano, a Mostra competitiva do FAM conta com uma categoria a mais. Além da Mostra Doc-FAM, Curtas Mercosul, Curtas Catarinense e Infantojuvenil, a novidade é a Mostra de Videoclipes.  Oito produções serão exibidas, das quais quatro são do Brasil, três da Argentina (uma das quais em parceria com Porto Rico) e uma da Colômbia. Das brasileiras, duas foram realizadas em Florianópolis.

Selecionados entre 123 documentários inscritos, a Mostra DOC-FAM deste ano vai exibir seis filmes, sendo duas estreias, com destaque para temas políticos do Brasil e da América Latina. Oito produções brasileiras estarão na Mostra Infantojuvenil do FAM 2017, que será entre os dias 21 e 23 de junho, em duas sessões, uma pela manhã, às 9 horas, e outra à tarde, às 14 horas e no domingo, dia 25, às 10h30min.

Quinze filmes de cinco países participam da Mostra Curtas Mercosul, a mais concorrida do 21º Florianópolis Audiovisual Mercosul, com um total de 469 inscrições. São nove produções brasileiras, três argentinas (uma delas, em coprodução com a Espanha, filme que vem do convênio com o Festival Argentino Oberá en Cortos), uma uruguaia, uma paraguaia e uma colombiana.

Sete filmes concorrem na Mostra Curtas Catarinense, que também terá uma produção convidada, Do que te lembras, Maria?, de Mara Salla, estreia no FAM. Cinco5, de Camila Arriaga Torres, o documentário Larfiagem, de Gabi Bresola. Realizado em São José Cerrito, Verada de Rio, de Leonardo Lima da Silva. Os representantes de Florianópolis são os fimes: o documentário Ilha do Carvão, de Fábio Brüggemann, o experimental Espaços Móveis Ruídos, de Bianca Scliar, e as ficções Natália, de Stanley Costa e O Prometido, de Rodrigo Araujo e Thiago Soares.

Seis filmes integram a Mostra de Longas Mercosul que tem início sempre às 21h. Na noite de abertura do FAM 2017, na terça-feira, dia 20, a estreia de Anuaê, documentário do diretor catarinense Zeca Pires. Na quarta, 21, o FAM recebe a pré-estreia nacional da ficção Mulher do Pai, de Cristiane Oliveira. No dia 22 será exibido o filme Corralón, do argentino Eduardo Pinto. A Passageira, dirigido pelo ator peruano Salvador del Solar, será exibido no dia 23. Oscuro Animal, primeiro longa do diretor colombiano Felipe Guerrero, será exibido no sábado, dia 24. Para encerrar o FAM 2017 a comédia Las Toninas Van al Este, de Verónica Perrotta e Gonzalo Delgado.

Rally Universitário Floripa

Pela primeira vez o FAM vai realizar o Rally Universitário Floripa. Serão 25 estudantes, divididos em cinco grupos, com uma missão! Produzir um curta-metragem de três a cinco minutos em até 100 horas contínuas de produção. O objetivo é incentivar e promover a atividade de produção cinematográfica e o intercâmbio de conhecimento. Universitários do Brasil, Argentina, Bolívia, Colômbia participam deste 1º Rally Universitário, numa parceria entre o Florianópolis Audiovisual Mercosul e o Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina - MIS-SC.

Os participantes terão cinco sessões concentradas nas áreas chave para produzir um filme: Roteiro/Direção, Finalização, Produção, Direção de fotografia e Som. Essas oficinas terão 25 vagas abertas para o público e será necessário fazer a inscrição.

Serviço

O que: Florianópolis Audiovisual Mercosul 2017

Onde: Centro de Cultura e Eventos da UFSC, em Florianópolis

Quando:  20 a 25 de junho









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade