img

Florianópolis, 25/04/2024




CIDADES

Vereador cria projeto pioneiro para implantação de hortas comunitárias em São José

Publicado em 12/06/2017


Paulo Luís Cordeiro/Portal da Ilha Digital
Vereador cria projeto pioneiro para implantação de hortas comunitárias em São José



Tramita na Câmara Municipal de São José, através da iniciativa do vereador Alexandre Rosa (Velha), um projeto de lei que irá possibilitar a criação do Programa de Horta Solidária Urbana no município.



Por: Paulo Luis Cordeiro

Essa iniciativa visa incentivar a geração de renda complementar, bem como a agricultura social e a economia solidária, incentivar a produção para o auto-consumo, reduzir o custo do acesso ao alimento para consumidores finais, aproveitar mão-de-obra desempregada, aproveitar áreas públicas, além de manter terrenos limpos e utilizados.

"Entendo que a Horta Solidária Urbana é uma atividade desempenhada com finalidade social, destinada ao cultivo de hortaliças, legumes, plantas medicinais, para floricultura e paisagismo em todo o município. A implantação da Horta Solidária Urbana poderá utilizar áreas públicas municipais não edificáveis mediante critério do Poder Executivo.", explica o vereador.

De acordo com o projeto de lei, serão autorizadas as áreas destinadas a implantação da Horta Solidária Urbana as entidades declaradas de utilidade pública como associação de moradores. Visa promover a integração social, seu bem-estar, e sobretudo, qualidade de vida no dia-a-dia das pessoas.

"A horta coletiva tem um espirito mais acolhedor, uma necessidade de conexão entre as pessoas que foi se perdendo com a massificação urbana, um resgate do senso de vizinhança, da capacidade de união em prol de objetivos comuns seja ele o cultivo de alimentos ou fomento a consciência ambiental coletiva.", completa.

Dentre os benefícios que a horta solidaria poderá trazer as famílias, estão a reutilização da matéria orgânica descartada para produção de adubo, redução dos resíduos sólidos, a facilidade de acesso aos alimentos saudáveis, menor gasto com transporte de alimentos vindos do interior, o resgate dos valores morais e cívicos através da união da vizinhança em prol do bem comum, o controle dos terrenos baldios, que podem ser requisitados como áreas de agricultura urbana.

Nesse intuito, o veredador apresentou este projeto para criar na população josefense uma nova cultura para o cultivo de hortas, sejam elas de frutas, verduras ou também de ervas medicinais.









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade