img

Florianópolis, 24/04/2024




POLICIA

Prisões por tráfico de drogas aumentam e número de homicídios cai em São José

Publicado em 04/06/2017


PMSJ
Prisões por tráfico de drogas aumentam e número de homicídios cai em São José

A Prefeitura, a Guarda Municipal e as polícias Militar e Civil estão atuando de forma integrada




O número de prisões por tráfico de drogas aumentou e o número de homicídios diminuiu em São José nos últimos quatro anos e meio, de acordo com informações da Secretaria de Segurança Pública (SSP) de Santa Catarina.

As ações de segurança da Polícia Militar, da Guarda Municipal e da Polícia Civil têm mantido o município josefense abaixo das médias dos anos anteriores, que é 40 homicídios por ano. Por exemplo, nos cinco primeiros meses deste ano, 12 homicídios foram registrados em São José. Em 2016 e 2015, 42 homicídios aconteceram em cada ano; em 2014 foram 30 e em 2013 foram 46.

Segundo o delegado Fabiano Ribeiro da Rocha, São José bateu o recorde  em 2016 com 1.100 prisões e, no mesmo ano, ficou em 3º lugar do Estado, atrás de Joinville e Florianópolis, mesmo tendo praticamente a metade da população das duas cidades. Em Florianópolis foram realizadas 2.400 prisões e em Joinville 1.700. “Esse é o primeiro reflexo do trabalho que está sendo realizado com a integração dos órgãos de segurança e secretarias. Outro ponto importante é a conscientização do Município em fazer ações de prevenção. São José está caminhando nesse sentido, sendo corresponsável pela segurança da cidade”, assinalou o delegado.

Os dados da SSP mostram que o número de prisões por tráfico de drogas em São José aumentou significativamente. Em 2013 foram 138 prisões; em 2014 o número subiu para 237; em 2015 542 prisões foram realizadas e, em 2016, 517 pessoas foram presas. De janeiro a maio de 2017, 218 prisões já foram efetuadas na cidade. 

A secretária de Segurança, Defesa Social e Trânsito, Andréa Pacheco, destaca a Lei Federal 13022/2014 que dá poder de polícia aos 116 guardas municipais de São José. “A lei veio para padronizar o atendimento entre a população e diversos órgãos de segurança pública. A GMSJ foi treinada e trabalha armada para garantir a segurança dos moradores de São José”, salienta Andréa Pacheco.

A Guarda Municipal de São José atua 24 horas por dia nas ruas do município, inclusive durante a madrugada com quatro viaturas, fazendo policiamento ostensivo junto com a Polícia Militar. 

A Prefeitura de São José foi uma grande facilitadora para integrar todos os órgãos de segurança pública, otimizando policiais e viaturas e planejando ações de combate à criminalidade, proporcionando segurança para a cidade. 

Entre as iniciativas para melhorar a segurança de São José estão a criação do Setor de Inteligência, o Gabinete de Gestão Integrada (GGI), a Central de Vídeo Monitoramento, que monitora a cidade 24 horas por dia com 210 câmeras em 170 pontos; a criação da Divisão de Investigações Criminais (DIC), em janeiro de 2015; o Programa Vizinho Solidário, da PMSC; e o desenvolvimento de projetos sociais que envolvem alunos da rede municipal de ensino e pessoas em situação de rua.



Com informações de PMSJ/ASCOM








Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade