img

Florianópolis, 23/04/2024




ARTIGOS

Cooperativas e desenvolvimento local

Publicado em 18/04/2017


Cooperativas e desenvolvimento local



Vários estudos vem demonstrando que as cooperativas, nas regiões onde atuam, melhoram a qualidade de vida da população.

As cooperativas, na consecução de seus objetivos, direta ou indiretamente trabalham para promover o desenvolvimento sustentado da comunidade local ou regional nas quais estão inseridas. Esse é um modo de promover o desenvolvimento, que possibilita o surgimento de comunidades mais sustentáveis, capazes de suprir suas necessidades imediatas, descobrir ou despertar suas vocações locais e desenvolver suas potencialidades específicas, além de fomentar o intercâmbio externo, aproveitando-se de suas vantagens locais.

As identidades locais são reforçadas cada vez mais pelo fenômeno da globalização, e as regiões passam a ser o espaço territorial com escala para superação dos problemas e aproveitamento das oportunidades advindas do processo. Por isso, desenvolvimento regional e sustentável significa buscar a qualidade de vida na região, medida nas dimensões humana, social, econômica e ambiental.

Desenvolvimento não é papel apenas dos governos, mas de todos os atores de uma região: governos, iniciativa privada e indivíduos. As cooperativas  são um fator primordial no desenvolvimento regional pela possibilidade de gerar empregos, empreendedorismo e distribuição de renda. A sustentabilidade acontece pela sinergia entre Estado, Mercado e Sociedade Civil. Desenvolvimento só acontece se houver relacionamentos através de redes de confiança, identidade, entre os atores de uma região, ou seja capital social.

“Interesse pela comunidade” é um principio internacional do cooperativismo, é uma forma de conduzir a cooperativa ou a empresa de forma sintonizada com as carências e potencialidades da comunidade, não negando nem ignorando os problemas estruturais e conjunturais que a afetam. Para isso, é preciso ajustar a missão da organização de forma a não prejudicar os superiores interesses da coletividade.

A prática demonstra que perseveram nas políticas de responsabilidade social as cooperativas e empresas com reconhecida conduta ética, com genuína sensibilidade social, sincero desejo de colaborar na redução das mazelas sociais e tradição em participação comunitária. As cooperativas aplicam o “interesse pela comunidade” de forma autêntica porque esse princípio está na sua base doutrinária.

LUIZ VICENTE SUZIN
Presidente da Organização das Cooperativas do Estado de SC (OCESC)









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...