img

Florianópolis, 23/04/2024




COMUNIDADE

Inaugurado Jardim das Esculturas na Avenida Beira-Mar de São José

Publicado em 24/03/2017


Foto: Viviana Ramos - Secom/PMSJ
Inaugurado Jardim das Esculturas na Avenida Beira-Mar de São José



São José ganhou mais um espaço ao ar livre para valorizar a cultura e a arte do município.

O Jardim reúne oito obras de arte construídas por artistas plásticos de diferentes países durante o 1º Simpósio Internacional de Escultura em Pedra, que ocorreu em março de 2016, na Beira-Mar de São José. As artes em mármore passaram a pertencer ao município e ficarão em exposição permanente para visitação.

A superintendente da Fundação Municipal de Cultura e Turismo, Joice Porto, explicou que a inauguração do Jardim é o fechamento do ciclo de um grande projeto, que foi o Simpósio Internacional de Escultura em Pedra. “Desde 2013, estamos trabalhando com a adesão do Sistema Nacional de Cultura e com o compromisso de políticas culturais na arte e cultura do nosso município”, salientou Joice Porto.

Os escultores Wang Biao, de Taiwan; Hiroyuki Asakawa, do Japão; Nando Alvarez, da Espanha; Majid Haghighi, do Irã; Renato Brunello, do Brasil; Andrej Mitevski, de Macedônia e Klaus F. Hunsicker, da Alemanha; tiveram à disposição um bloco de mármore com 2 mil metros cúbicos e seis toneladas. As pedras utilizadas são de Santa Catarina e foram trazidas de uma jazida da região de Camboriú. Os temas das obras de arte eram livres, mas os artistas foram providos com informações sobre a história e a cultura da cidade para se inspirarem durante criação.

Uma das esculturas do Jardim é a reprodução de uma obra do artista plástico Sílvio Pléticos, de 92 anos. Para homenageá-lo, o escultor de Florianópolis Rafael Rodrigues reproduziu uma obra de Pléticos em mármore. Nascido em Pula, na Itália, Pléticos mora no Brasil há 60 anos, contribuindo muito para a arte catarinense, com pinturas, desenhos e obras modeladas em argila. Na época do Simpósio, o artista afirmou que nunca havia presenciado um evento de esculturas daquele nível em Santa Catarina.

O Simpósio foi promovido pelo Instituto Jorge Schröder (IJS), com apoio da Associação Internacional de Escultura Monumental, e coordenado pela Prefeitura de São José, por meio da Fundação Municipal de Cultura e Turismo.

Na ocasião, o curador do Simpósio, Jorge Schröder, afirmou que o município está recebendo um grande legado. “Esse Jardim é um patrimônio histórico e hoje estamos fazendo muito mais do que entregar para a população uma praça. Estamos agregando patrimônio cultural à história da humanidade”, finalizou Jorge Schröder.

Com informações da Secretaria de Comunicação Social PMSJ









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...