img

Florianópolis, 16/04/2024




TECNOLOGIA

Profissionais de design e inovação de SC debatem nova plataforma digital para o setor

Publicado em 18/11/2016


Profissionais de design e inovação de SC debatem nova plataforma digital para o setor



O evento ocorreu na última quinta-feira, na sede da Acate, no Passeio Primavera, em Florianópolis.

O Centro Design Catarina (CDC) reuniu profissionais de design e inovação de várias cidades de Santa Catarina e São Paulo para o lançamento da nova plataforma digital para o setor, a INDEXHUB (www.indexhub.com.br).

A plataforma visa aproximar os agentes que fazem parte do processo de inovação: indústrias (de todos os setores da economia do Estado), centros de pesquisa e escritórios de design, e assim proporcionar maior velocidade e assertividade nas parcerias fechadas para desenvolverem projetos inovadores de design.

A INDEXHUB é um projeto financiado pelo Governo do Estado, através da FAPESC e foi construída pelo Laboratório de Criação Digital do Univali, Campus Florianópolis.

A presidente do CDC, Roselie de Faria Lemos, abriu o evento explicando que a plataforma virtual possui grande potencial no fomento do design na indústria catarinense, beneficiando-a com uma maior competitividade comercial. “Nosso objetivo principal é criar condições para o desenvolvimento de novos produtos inovadores com design”, ressaltou.

Para o Diretor Técnico-Científico da Fapesc, Cesar Zucco, a criação da plataforma é um bom exemplo da importância de tornar a pesquisa com resultados mais práticos, que tenha reflexos positivos para a sociedade. “A força criativa deve sempre ser voltada para o mercado, para melhorar a vida das pessoas”, afirmou.

Os profissionais presentes no evento conheceram uma iniciativa semelhante ao IndexHub, a plataforma iTEC, criada há um ano e meio pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e pela Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (ANPEI). A coordenadora do iTEC, Vera Crósta, destacou que as empresas participantes da plataforma têm como vantagens o acesso em primeira mão a tecnologias inéditas (ainda não presentes no mercado). “Outro ganho é o contato com potenciais parceiros de diferentes áreas e também de regiões distantes, o que num processo não virtual é mais difícil de ocorrer”, disse.

Uma das palestras mais esperadas foi a de Levi Girardidesigner e sócio fundador do estúdio de design e inovação Questto|Nó, que tem escritórios em São Paulo e Nova Iorque. Ele falou sobre a importância da inovação e da constante busca pelas melhores soluções de produtos ou serviços por meio do design. Levi apresentou cases de sucesso e os que mais marcaram a sua carreira de quase 25 anos, com destaque para a criação da linha Sou, do Boticário e do veículo Stark, criado em Santa Catarina. “Por trás de todo projeto de sucesso há o empenho de uma equipe de profissionais dos mais diversos setores. Hoje não se pode pensar o design somente com designers. É preciso o conhecimento de diversas áreas, que cada vez mais devem trabalhar em conjunto”, afirmou.

O evento contou ainda com palestras de Jorge Lopes (via skype), PhD em Design de Produtos pelo Royal College de Londres, pesquisador do Instituto Nacional de Tecnologia (INT), professor e coordenador do Núcleo de Experimentação Tridimensional da PUC-Rio. Ele falou sobre a importância da pesquisa científica no processo de inovação de produtos.

Outro palestrante foi Carlos Eduardo Bizzoto, doutor em Engenharia de Produção pela UFSC, coordenador de Projetos na Anprotec e consultor na Fundação CERTI, onde trabalha com empreendedorismo e modelagem de negócios. Ele abordou em sua palestra a dificuldade das empresas em inovar.

Já Ciro Pereira, gestor de negócios da Naxos (Rio do Sul), empresa catarinense do mercado de utilidades domésticas, apresentou o Estudo de Caso da Naxos, publicação de autoria de Roselie de Faria Lemos e Paula Gargioni, que foi lançada durante o evento. A publicação aborda a trajetória de mais de 50 anos, os desafios e resultados de uma pequena empresa que optou por seguir o caminho da inovação e design.









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade