img

Florianópolis, 19/04/2024




TECNOLOGIA

Startup de Florianópolis avança para a final do EDP Open Innovation

Publicado em 26/10/2016


Startup de Florianópolis avança para a final do EDP Open Innovation

Loïc Tachon, Soluz Energia




Equipe com projeto de painéis solares híbridos vai a Portugal participar de processo de aceleração e pode ganhar 50 mil euros

 projeto inovador de uma equipe de Florianópolis, em Santa Catarina, foi selecionado como finalista da primeira edição do Prêmio EDP Open Innovation, e agora vai a Portugal vivenciar um processo de desenvolvimento e aceleração. A startup SOLUZ foi escolhida como uma das cinco representantes do País que estarão na fase final da disputa competindo pelo prêmio de € 50 mil. Ao mesmo tempo, receberão apoio do Ecossistema de Inovação do grupo EDP para aperfeiçoarem sua ideia de melhoria para o setor elétrico.

O time formado pelo francês Loïc Tachon, que mora no Brasil há quatro anos, e os brasileiros Henrique Hipólito e Mariana Roncale se destacou com um protótipo de placa solar híbrida que ao mesmo gera energia e aquece água para o uso em torneiras e chuveiros. Na prática, o projeto consiste de um sistema hidráulico que pode ser acoplado em qualquer tipo de equipamento fotovoltaico para resfriar os componentes e evitar o sobreaquecimento. A água utilizada nesse processo, além de permanecer limpa, fica aquecida, e pode ser aproveitada para uso doméstico.

O grande objetivo da tecnologia é otimizar a operação dos painéis, reduzindo os danos causados pela temperatura excessiva e eliminando a necessidade de instalação de diversas tecnologias fotovoltaicas e coletores térmicos em um mesmo telhado. Assim, com menos equipamentos o consumidor consegue alcançar os mesmos resultados.

“Para nós, o Open Innovation será uma competição importante para ganharmos visibilidade, tanto perante à EDP como frente ao setor energético. Temos certeza de que a troca de experiência com outros profissionais será crucial para absorvermos conhecimento de quem já passou pelos mesmos desafios que enfrentamos agora”, aponta Loïc, o CEO da startup. “Além disso, saindo um pouco da nossa atividade diária, poderemos focar esforços no planejamento do modelo de negócio e da estratégia comercial.”

Com o objetivo de incentivar o empreendedorismo, a EDP, empresa que atua nas áreas de geração, distribuição, comercialização e soluções de energia, criou o EDP Open Innovation a partir da fusão dos prêmios EDP Inovação e Energia de Portugal. Além de conceder o devido destaque para projetos que podem mudar o mercado nos próximos anos, a competição serve também como porta de entrada para que as boas propostas possam acessar o programa EDP Starter, conjunto de iniciativas que promove a transformação de projetos iniciais em modelos de negócio estruturados e financiados.

Ao todo, quinze equipes do mundo todo competirão pelo prêmio. O vencedor do concurso será anunciado no dia 2 de novembro, após todos os integrantes do programa de aceleração apresentarem as suas propostas a uma plateia composta por colaboradores da EDP, investidores e convidados. Mesmo no caso de não ganharem o prêmio, os participantes com projetos de interesse também poderão ser convidados a integrar o programa EDP Starter e até mesmo receberem recursos do EDP Ventures, fundo global de investimento em startups.

“O setor elétrico está a passando por uma forte transformação e o prêmio EDP Open Innovation tem como objetivo, por um lado contribuir para o desenvolvimento do empreendedorismo na área de energia, e por outro identificar novas ideias que poderão ser desenvolvidas e/ou adotadas pela EDP no futuro” explica Diretor de Inovação da companhia, João Brito Martins.









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade