img

Florianópolis, 25/04/2024




GERAL

Nasce primeiro bezerro de projeto de inseminação artificial em São José

Publicado em 21/10/2016


Daniel Oliveira - Secom/PMSJ
Nasce primeiro bezerro de projeto de inseminação artificial em São José



O projeto do Sindicato Rural de São José tem convênio com a Prefeitura

No início deste mês, no bairro Colônia Santana, nasceu o primeiro bezerro do projeto de inseminação artificial deSão José. A iniciativa do Sindicato Rural do município tem convênio com a Prefeitura Municipal e realiza inseminações artificiais gratuitamente em bovinos desde janeiro deste ano.

Três dias depois do nascimento, Mimoso, como foi batizado, já demonstrava disposição para correr pelo pasto. A proprietária dos animais confessou que ainda é cedo e que nos primeiros dias ele deve ficar dentro da cocheira com a mãe, a vaca Mimosa.

Segundo o secretário do Sindicato Rural de São José, Jonathan Motta Salgado, o município de São José é caracterizado por pequenas propriedades com gados, o que torna difícil criar um touro, além do custo alto. “Criamos o projeto para suprir a necessidade de criação de bovinos e melhorar o rebanho para leite e carne”, explica Jonathan.

Desde janeiro, o projeto inseminação artificial em bovinos de São José já realizou 150 procedimentos e conta com aproximadamente 40 proprietários cadastrados e mais de 300 vacas preparadas para fazer o procedimento. O secretário do Sindicato avalia positivamente as primeiras experiências. “O maior benefício é o aumento da população bovina, que posteriormente é comercializada pelo produtor, gerando impostos e movimentando a economia do município”, ressalta.

Para cadastrar o bovino no projeto, a residência do proprietário precisa ser localizada em São José; é obrigatório que o animal esteja brincado e cadastrado na Cidasc (Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina).

O técnico em reprodução animal Oscar Nazareno Souza, responsável pela inseminação artificial e pelo parto dos animais, afirma que o procedimento é rápido e seguro. “A inseminação dura em torno de cinco minutos, não podemos demorar mais de 10 minutos devido à sobrevivência do sêmen, que passa por um descongelamento”, assinala.

Oscar salienta ainda que durante todo o processo são usados materiais que garantem a segurança tanto do profissional, quanto do animal. “São 186 milhões de espermatozóides aplicados em uma inseminação artificial, quantidade autorizada pelo Ministério da Agricultura. Vinte e um dias depois da inseminação eu volto e faço um acompanhamento durante os nove meses até o dia do parto”, complementa o técnico.

Entre as raças preferidas estão a Jersey, para leite; e a Nerole, para corte. O projeto atende a população gratuitamente e os donos dos bovinos podem escolher o sêmen que será inseminado no animal.









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.



Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade