img

Florianópolis, 19/04/2024




TECNOLOGIA

Professores da rede estadual em SC terão formação para usar tecnologia em sala de aula

Publicado em 08/08/2016


CDI/SC
Professores da rede estadual em SC terão formação para usar tecnologia em sala de aula



Curso promovido por meio de parceria entre o CDI e o Governo do Estado inicia na quarta-feira (10) e será focado em programação de jogos e aplicativos didáticos

Com o objetivo de inovar no processo de ensino e aprendizagem, tornando-o mais atrativo e dinâmico, 14 professores da rede estadual em Santa Catarina começam na quarta-feira (10) um curso de formação em programação e criação de aplicativos e mídias digitais.

A iniciativa é do Projeto Recode, resultado da parceria entre o Comitê para Democratização da Informática (CDI) e o Governo do Estado, por meio da Secretária de Estado da Educação (SED). Além de Santa Catarina, Rio de Janeiro e São Paulo já implementaram o projeto, totalizando 1,7 mil alunos impactados pelo uso da tecnologia como recurso pedagógico.

O foco da iniciativa são professores que trabalham com jovens das séries finais do Ensino Fundamental II e Ensino Médio (14 a 17 anos). A meta é melhorar o desempenho acadêmico, reduzir a evasão escolar e aproximar educadores e estudantes por meio de um processo de ensino atual e interativo.

Na primeira etapa do projeto, professores de matemática e português das escolas Maria José Barbosa Vieira e Irmã Maria Teresa, de São José e Palhoça, respectivamente, terão 40 horas de capacitação no uso dos softwares para programação de jogos e aplicativos educativos.

Além da parte técnica, os educadores aprenderão a metodologia CDI, que defende a promoção da cidadania, utilizando a tecnologia como ​meio de formação de agentes que trabalham em conjunto para o desenvolvimento de suas comunidades. ​”Nosso propósito é formar professores que implementem o uso de tecnologias no processo de ensino e no desenvolvimento de habilidades dos alunos”, afirma Cleusa Kreusch, coordenadora pedagógica da instituição.

O próximo passo é a utilização das diferentes plataformas dentro da sala de aula, durante as  práticas pedagógicas, estimulando a melhora do rendimento escolar dos alunos. Os novos recursos serão complementos do conteúdo didático já utilizados pelos docentes, que também devem ser incentivados a utilizar as mídias sociais, como blogs, para  transformar a interação dos alunos com as matérias.









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...