img

Florianópolis, 25/04/2024




GERAL

A bateria automotiva e seus segredos

Publicado em 30/07/2016


A bateria automotiva e seus segredos



No passado, a bateria tinha uma participação muito menor no correto funcionamento do motor e do veículo como um todo, pois era responsável apenas pelo sistema de partida.

Quando chegava ao fim de sua vida útil, as partidas ficavam difíceis e quando "morria", ou seja, descarregava totalmente, era só fazer o veículo "pegar no tranco"; para tanto bastava chamar alguns amigos para empurrar o carro, ligava a chave, engatava-se uma "segunda", soltava-se a embreagem e estava tudo resolvido.

Hoje em dia, com os carros modernos, essa situação é impensável, pois muitos possuem vários processadores, são multiplexados, tem câmbio automático, etc.
Neste novo cenário, a bateria ganhou um protagonismo fundamental e tornou-se motivo de total atenção do reparador, que a enxerga como uma peça essencial cuja condição pode influenciar o desempenho do motor e do veículo como um todo.

A bateria automotiva é um dos primeiro itens a ser checado quando o veículo apresenta algum tipo de defeito no sistema de injeção eletrônica ou outro sistema que dependa de um correto e estável fornecimento de tensão e corrente.

Para o reparador, a qualidade da bateria se tornou uma questão crucial para evitar a necessidade de refazer algum conserto e natural mau humor do cliente que tem que voltar à oficina para reclamar de algum serviço que não ficou bem-feito em função de uma bateria em más condições.

Tão importante quanto a verificação da bateria, por envolver os mesmos riscos, é fundamental a checagem do sistema de carga do veículo que deve oscilar entre 13,8 V e 14,8 V, lembrando que  valores abaixo do mínimo e acima do máximo podem comprometer uma bateria, mesmo nova  e de qualidade.

Com a tensão abaixo de 13,8 V, mesmo uma bateria nova  e de qualidade acaba perdendo energia, o que vai comprometer a estabilidade dos sistemas que dependem de uma alimentação estável, e no médio prazo, pode fazer com que não se consiga dar a partida no motor. Já quando o contrário acontece - sistema de carga operando acima de 14,8 V - as placas de bateria têm desgaste prematuro por excesso de carga, o que vai encurtar bastante a vida da bateria, independentemente de sua qualidade.

COMO SABER QUE É A HORA DE TROCAR A BATERIA?

A vida útil da bateria não se encerra de repente; normalmente vai dando sinais, como a partida se tornando mais fraca e lenta, o relógio interno perde a programação, pode zerar o hodômetro parcial e apagar as memórias do rádio. Para testá-lo, o ideal e utilizar um equipamento que promova uma alta descarga na bateria. Se a tensão cair demais, é sinal de que ela está descarregada ou que está no fim da vida útil. Para isso o existem equipamentos específicos para que esta análise seja realizada com segurança da qualidade operacional da bateria.

Teste de Baterias Automotivas: É a representação do Teste do CCA (corrente de partida a frio), que é uma corrente máxima que a bateria pode fornecer em baixas temperaturas. No inverno, devido às baixas temperaturas, o motor exige mais energia da bateria para o funcionamento do carro.   www.vaniobaterias.com.br 

QUAIS PROBLEMAS PODEM RESULTAR DE UMA APLICAÇÃO INCORRETA DA BATERIA?

A escolha de uma bateria com uma capacidade incompatível com o sistema elétrico do veículo, pode resultar em diminuição da vida útil e falha precoce da bateria. Normalmente, o resultado é um baixo nível de carga, sobrecarga, sulfatação das placas da bateria ou descarga profunda. Além disso, o carro  pode apresentar falhas de funcionamento, como por exemplo, se forem instados equipamentos elétricos acima da capacidade de corrente de recarga do alternador, a bateria não será devidamente recarregada e por consequência poderão ser afetadas sua capacidade de partida do motor e vida útil. 

Fonte: Jornal Oficina do Carro.









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade