img

Florianópolis, 16/04/2024




CIDADES

Canhões da Casa de Câmara serão restaurados e irão fazer parte do novo Museu da Cidade

Publicado em 24/05/2016


Petra Mafalda/PMF
Canhões da Casa de Câmara serão restaurados e irão fazer parte do novo Museu da Cidade



Peças estão em tratamento químico e irão fazer parte do novo Museu da Cidade

Dois canhões, provavelmente do século 18, encontradas durante a restauração da Casa da Câmara e Cadeia, estão sendo preparadas para serem apresentadas ao final das obras, neste segundo semestre. Uma delas pesa mais meia tonelada. 

Depois de entregue, o prédio irá se transformar no primeiro Museu da Cidade. Somente os materiais que estão sendo retirados do local e tratados pelos arqueólogos já resultariam em uma bela exposição.

E, como joias da história, todo cuidado é pouco. Os canhões foram encontrados em outubro do ano passado, enterrados nos fundos da Casa da Câmara e Cadeia, e desde lá seguem em tratamento.

O mestre em arqueologia responsável pelo trabalho, Osvaldo da Silva, informou que primeiro eles passaram por um processo de desoxidação e agora estão em hidrólise, processo químico com hidróxido de sódio a 2% - também conhecido como soda cáustica.

“Deixá-los em uma pequena piscina foi a melhor solução que encontramos. O plástico é um material que não reage aos produtos e assim não interfere no tratamento”, explicou o arqueólogo.

Os canhões medem 1,40 e 1,80 metro. O menor pesa 350 kg e o maior, 580 kg. “São peças cuja história não conhecemos. Sabemos que são armas portuguesas, provavelmente do século 18, e que podem ter sido usadas, já que encontramos restos de pólvora”, disse.

As peças irão permanecer em tratamento até outubro, quando o procedimento completa um ano. Depois, farão parte das exposições fixas do Museu da Cidade.



Com informações de PMF/ASCOM








Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.



Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade