img

Florianópolis, 19/04/2024




CULTURA

Solo de dança contemporânea Recluso terá estreia no dia 11 de maio no SESC Prainha

Publicado em 28/04/2016


Cristiano Prim
Solo de dança contemporânea Recluso terá estreia no dia 11 de maio no SESC Prainha



 O solo de dança contemporânea Recluso estreia nos dias 11 e 12 de maio, às 20h, no Teatro SESC Prainha.

Ele constrói um caminho de fluidez existencial a partir do movimento. Não tem pretensão de representar uma dor, mas criar uma ideia de transitoriedade do sofrimento, sem desprezá-lo como condição inferior da existência.

Essa dança nasceu de uma parceria artística entre Elke e Diogo. O bailarino é formado em artes cênicas pela Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC. Esboçou a primeira página deste projeto em 2008. Na época encontrou na obra "De Profundis", do escritor britânico Oscar Wilde, do final do século 19,  a base que o estimulava para entrar em processo criativo.

Wilde foi condenado a dois anos de prisão e trabalhos forçados apenas por ser homossexual, condição proibida pela sociedade vigente.  O romance envolvendo o jovem Lord Alfred Douglas, apelidado de Bosie, o levou ao cárcere, onde escreveu uma série de cartas destinadas ao amante maldito, ao traidor que virou as costas ao homem que lhe devotou amor.

A história tocou Diogo. "Achei a narrativa muito forte, o modo que ele lidou com a situação. Um homem da alta sociedade enclausurado nos julgamentos e suas próprias vulnerabilidades. Ele elaborou a amargura da dor de ter experienciado o amor por um homem mimado, ingrato e insensível, numa obra literária ácida, expondo seus sentimentos e suas contradições. O lugar do erro lembrado diariamente, a repressão, a sexualidade transformada em poesia. Encontrei muita potência artística nesta obra", explica Diogo. 

Com o projeto aprovado pelo Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura 2015, após sete anos engavetado, Diogo resgatou a proposta e convidou a artista Elke Siedler para compor e dirigir o trabalho. "Não é uma obra literal, muito menos de representação de um personagem. Seguimos no entendimento que todo corpo tem momentos de dor e o que você faz com a sua dor? Oscar Wilde não fugiu dela, pois o corpo estava confinado numa cela", complementa.

Serviço:

Data: 11 e 12 de maio de 2016
Hora: 20h
Local: Teatro Sesc Prainha 

Apresentação: Recluso, com Diogo Vaz Franco (Florianópolis / SC)
Datas:  13 e 14 de maio de 2016
Horário: 20h
Local: â€‹CEART (UDESC)
* Ingressos gratuitos, distribuídos 1h antes da apresentação - sujeito alotação.









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.



Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade