img

Florianópolis, 23/04/2024




CIDADES

ACIF doa à Prefeitura estudo técnico para instalação de marina na Beira-Mar Norte

Publicado em 24/11/2015


Renato Gama
ACIF doa à Prefeitura estudo técnico para instalação de marina na Beira-Mar Norte



A Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF) entregou à Prefeitura, nesta terça-feira (24), um estudo técnico atualizado com a análise das condições marítimas e ambientais da região onde deverá ser construída uma marina na Beira-Mar Norte.

A avaliação foi realizada pela empresa norte-americana CB&I. A área estudada é o trecho entre o trapiche (Praça Portugal) e a estação da Casan (Praça Sesquicentenária) – local constatado como preferencial para instalação desse tipo de equipamento.

A assinatura do termo de doação, com a presença da secretária de Turismo, Zena Becker, e o Procurador Geral do município, Alessandro Abreu, foi realizada em evento na sede da entidade empresarial, com debate sobre a construção de marinas com a presença de representantes da BR Marinas, operadora internacional de marinas, da CB&I, do Complexo de Marinas de Itajaí, da Acatmar, da Capitania dos Portos, Marinha, Corpo de Bombeiros, e do prefeito de Porto Belo, Evaldo Filho, cidade que recentemente inaugurou equipamento náutico.  

Para o presidente da ACIF, Sander DeMira, a vocação náutica de Florianópolis é indiscutível e há um enorme potencial turístico a ser explorado neste mercado. Hoje, acrescenta, é evidente a carência de infraestrutura para receber embarcações. “Estamos em uma ilha que não consegue desenvolver toda sua capacidade marítima porque não há estrutura para absorver a demanda, que na alta temporada supera duas mil embarcações. Por isso é urgente a continuidade de projetos como este”, diz. 

Para o estudo, foi considerado um projeto inicial de marina com 600 vagas molhadas para embarcações pequenas e médias (até 80 pés), sendo 60 delas de uso público. São 170 mil metros quadrados para a construção de 7 píeres com fingers de embarque e desembarque.

Cada píer possui aproximadamente 200 metros de comprimento, com distância de 84 metros entre eles para manobra das embarcações. O acesso para a Baía Norte será por um canal de 33 metros de largura. Outra área com 48 mil metros quadrados é reservada para lazer, com parques e praças, estacionamento e locais para comércio.









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...