img

Florianópolis, 19/04/2024




CIDADES

Cemitérios de São José são preparados para receber a população no Dia de Finados

Publicado em 29/10/2015


Daniel Pereira - Secom/PMSJ
Cemitérios de São José são preparados para receber a população no Dia de Finados



Na segunda-feira (2), horário de expediente dos quatro cemitérios municipais será das 8h às 12h e das 13h às 17h

Os quatro cemitérios municipais de São José estão recebendo manutenção, reparos e limpeza para o Dia de Finados, celebrado no dia 2 de novembro pela Igreja Católica. Durante esta semana, as equipes da Secretaria de Serviços Públicos (Susp) estão trabalhando para deixar tudo pronto para receber a população na próxima segunda-feira (2).

Neste dia, o Cemitério Municipal São João Batista, em Forquilhas; o Cemitério Municipal Nossa Senhora das Dores, em Barreiros; o Cemitério São José, no Centro Histórico; e o Cemitério Colônia Santana estarão abertos das 8h às 12h e das 13h às 17h. Segundo o coordenador dos cemitérios de São José, Mauro Pereira Moreira, apesar das dificuldades causadas pelas chuvas intensas das últimas semanas, o trabalho está sendo realizado para receber os familiares e visitantes.

“Acreditamos que o movimento este ano pode ser menor por conta da chuva, mas se houver muita circulação de pessoas durante o fim de semana e o feriado de Finados, o expediente dos cemitérios poderá ser prolongado até as 18h devido ao horário de verão”, explica. A Guarda Municipal de São José ficará responsável pelo trânsito nas entradas dos cemitérios para garantir a segurança dos visitantes. Viaturas serão instaladas nos cemitérios de Barreiros, São José e Forquilhas, onde os automóveis não poderão entrar e transitar dentro dos cemitérios, exceto os veículos que estiverem levando deficientes físicos ou idosos. No cemitério Colônia Santana haverá rondas durante toda a segunda-feira (2).

O procedimento adotado em 2014 para atender a demanda dos estacionamentos dos veículos será repetido este ano. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) auxiliará na segurança e organização do trânsito nas vias marginais da BR-101. O Cemitério Nossa Senhora das Dores, localizado em Barreiros, é o maior do município e conta com cerca de 5 mil sepulturas e mais de 1 mil gavetas, o Cemitério São José, no Centro Histórico, tem cerca de 1,6 mil sepulturas, o Cemitério São João Batista, no bairro Forquilhas, atende 970 sepulturas e quase 120 gavetas, enquanto o Cemitério Colônia Santana abriga cerca de 500 túmulos.

Sepulturas em estado de abandono As sepulturas dos quatro cemitérios municipais que estão sem manutenção há anos e que apresentam estado de abandono ou estão sem o título de aforamento perpétuo podem ser desapropriadas. A Secretaria de Serviços Públicos (Susp) solicita que os proprietários de jazigos e gavetas verifiquem a situação dos lotes e regularizem a situação na Prefeitura de São José para que não percam o direito sobre as sepulturas.

A Lei nº 2378/92 determina que o Poder Público pode desapropriar, desenterrar e retornar ao Município áreas para novos sepultamentos. Entre as exigências estão o zelo, a limpeza e a manutenção do local com as medidas básicas de higiene, além de estar em dia com o título de aforamento e providenciar a identificação do falecido com data de nascimento, falecimento, nome e foto.









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade