img

Florianópolis, 24/04/2024




COMUNIDADE

Artigo de alunos da Udesc Oeste orienta consumidor sobre características da qualidade do peixe

Publicado em 06/07/2015


Divulgação
Artigo de alunos da Udesc Oeste orienta consumidor sobre características da qualidade do peixe



Trabalho aponta benefícios para saúde do consumo semanal de pescado. Segundo o artigo, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) recomenda o consumo de pescado duas ou mais vezes por semana.

Acadêmicos do curso de Zootecnia do Centro de Educação Superior do Oeste (CEO), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), elaboraram um artigo que aponta as vantagens para a saúde do consumo semanal de peixes e orienta o consumidor sobre as características que expressam a qualidade do pescado, que pode ser facilmente avaliada por meio da observação visual e da pressão dos dedos.

O trabalho foi elaborado pelos acadêmicos Suelen Serafini, Júnior Gonçalves Soares e André Fernando Nascimento Gonçalves, orientados pelo professor Julcemar Dias Kessler, do Departamento de Zootecnia da Udesc Oeste.

O artigo foi publicado na edição nº 156 do suplemento Sul Brasil Rural, encartado quinzenalmente no jornal Sul Brasil, que é editado em Chapecó e circula também em municípios vizinhos. Toda a publicação rural foi editada pelo professor Paulo Ricardo Ficagna, do curso de Zootecnia.

Baixo teor de gordura

De acordo com os acadêmicos, a carne de peixes de água salgada destaca-se nutricionalmente por apresentar grandes quantidades de vitaminas A, D e do complexo B, com baixo teor de sódio e alto teor dos minerais cálcio, fósforo, ferro, cobre, selênio e iodo. É um alimento de baixo teor de gordura (incluindo colesterol) e alto teor proteico, de elevado valor biológico.

O trabalho observa que, na variação entre as espécies, o teor sobre a composição proteica total é alto, entre 15% e 25%, e a digestibilidade acima de 95%. "O peixe contém todos os aminoácidos essenciais para o ser humano e é excelente fonte de aminoácidos lisina, metionina e cisteína", apontam os alunos da Udesc Oeste.

Segundo o artigo, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) recomenda o consumo de pescado duas ou mais vezes por semana. Entre os benefícios da ingestão que contenha cerca de dois gramas de ácidos graxos poli-insaturados ômega 3, está a redução da incidência de câncer, do risco de acidente vascular cerebral (AVC), da depressão, do mal de Alzheimer e de morte por doenças cardiovasculares.

Qualidade do pescado

O consumidor deverá adquirir pescado com: olhos translúcidos e brilhantes; escamas bem aderidas e com brilho metálico; abdômen firme, que retorne à conformação natural após sofrer pressão dos dedos; e guelras vermelhas, úmidas e brilhantes.

Além disso, é preciso evitar peixes que apresentarem: guelras sem odor desagradável; olhos opacos e com coloração rosada à acinzentada; perda de aderência das escamas à pele; abdômen com flacidez e coloração amarela escura à acastanhada; e guelras com coloração vermelha pálida.

O artigo recomenda que não sejam comprados peixes com: olhos sem brilho e opacos; escamas embaçadas, opacas e soltas; abdômen flácido; carne facilmente separável dos ossos; e guelras com coloração marrom ou mesmo cinza, com presença de muco e com odor ácido.









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...