img

Florianópolis, 23/04/2024




ARTIGOS

Um convite despretensioso

Publicado em 03/06/2015


Reprodução Internet/Boticário
Um convite despretensioso



Hoje, aula prática na faculdade, exame neurológico, reflexos motores profundos. O professor ensina-nos o que sua experiência como neurologista tem mostrado a ele que funciona e, sabiamente, dá dicas de como realizar os exames de reflexos de forma eficiente: distraindo o paciente enquanto realiza as manobras com o famoso “martelinho”.

Realizados os experimentos com os demais colegas presentes na sala, é chegada minha vez de ser a cobaia. O professor começa a realizar o exame e, enquanto me examina, conversa para me distrair e obter o resultado esperado dos exames.

Sua primeira pergunta: “Tem namorado?” Penso um pouco antes de responder e termino por responder “sim”.

O restante do ocorrido não mais importa, pois o grande desencadeador desta reflexão foi a simples pergunta “tem namorado?” e minha resposta “sim”. Por quê? Porque respondi a pergunta de forma apenas “meio certa”. Sim, estou namorando, mas não, não tenho um namorado, mas uma namorada. 
As atuais repercussões de um inocente comercial do Boticário e as, até já antigas, da novela da globo Babilônia, com o beijo das experimentadas atrizes Fernanda Montenegro e Nathália Timberg, no mínimo despertam a atenção para qualquer ser humano que use sua ímpar capacidade de pensamento e sensibilidade.

Acho curiosas as declarações de que essas manifestações ferem a religiosidade, a família, a bíblia, que são contra a moral e os bons costumes, etc. Convido-os, portanto, a pensar um pouco comigo neste breve texto. 

Eu acredito em Deus, acho que Ele foi um cara muito bacana em nos dar inteligência, um cérebro incrível, um corpo maravilhoso e uma vida que nos dá todas as possibilidades pelo simples fato de sabermo-nos vivos. Esse Deus que prega ódio e repúdio aos outros não me representa, eu não o conheço, esse Deus que deve ser temido e que castiga aqueles que “não andam na linha” – seja lá qual for essa bendita... 
Enfim, Deus nos colocou aqui para termos experiências, para pensarmos e vivermos por nós mesmos e não para repetir o que os outros pensam, agir segundo suas regras.

Meu convite de hoje é singelo e despretensioso: vamos pensar mais por nós mesmos, sobre o que de fato queremos e quais são nossas opiniões e vontades, antes de simplesmente reproduzir discursos que sequer compreendemos e nos quais muitas vezes nem acreditamos, mas reverberamos para fazer parte de um grupo - e estendo esse "pensar" para todas as esferas da vida.

Eu cresci num ambiente 100% heterossexual, com influências 100% heterossexuais, com preconceito 100% homofóbico. E me relaciono com mulheres. Curioso, não? Curioso mesmo é acharem que o fato de o amor entre duas pessoas do mesmo sexo ser visto por crianças, ou quaisquer outras pessoas de outras idades – adolescentes, adultos, idosos -, irá influenciar a orientação deles.

Eu tenho algo a dizer que parece muito óbvio, mas que demoramos muito tempo pra entender: nós somos o que somos e devemos ser muito gratos por isso. Nós somos quem somos e devemos nos orgulhar disso. Quando de fato estamos em paz com nós mesmos, podemos experimentar sem receios as maravilhosas oportunidades que temos.

Quando libertamo-nos do que os outros pensam sobre nós – que muitas vezes é mero fruto do medo, nosso e principalmente daqueles que pensam “coisas ruins” sobre nós-, nos libertamos de querer influenciar também na vida alheia – principalmente de forma invasiva e negativa-, já que entendemos que viver é simplesmente isso: viver nossas experiências, nossos cotidianos, nossas oportunidades, é amar família, amigos, parceiros e, principal e essencialmente, amarmos a nós mesmos.

Deus é amor, as igrejas dizem, as religiões afirmam, os guias espirituais corroboram. Deus é amor mesmo, um amor que ainda estamos tentando descobrir, um amor que para vivermos precisamos nos libertar de muitas amarras e muitos dogmas sociais e religiosos, o Amor Incondicional. Não aquele que exige algo em troca, que te põe de castigo se você fizer algo errado, que te pune com o fogo do inferno se você pecar, que te escraviza se você não corresponder às expectativas, que te cobra carinho, atenção, reciprocidade.

Deus é esse amor que não pede absolutamente nada em troca e não esse amor condicional e condicionado que teimam em nos ensinar e que teimamos em reproduzir. Vamos parar de reproduzir e criar aquilo que de fato é importante pra nós, que é fruto verdadeiro do nosso pensamento.

Voltando ao dia de hoje, levei minha namorada ao aeroporto e, sem medos, despedi-me dela na entrada do portão de embarque, com beijos e abraços cheios de amor e carinho. Esses belos momentos me fazem feliz e completa e muito grata por tudo. Escolho ter felicidade em minha vida e sei que, se esse cara tão bacana que muitos chamam de Deus, me colocou aqui é porque ele queria que eu experimentasse isso: amor e felicidade. Queria que eu experimentasse a mim mesma, pensasse por mim mesma, amasse sem medo e com todo meu ser, sem barreiras e sem vergonhas.

O que de fato importa? O que te faz feliz? O que te faz ser melhor pra si mesmo e para aqueles que você ama?

Pense, só pense. Despretensiosamente.









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade