img

Florianópolis, 19/04/2024




TECNOLOGIA

Entenda qual é a diferença entre certificado digital e senha de acesso

Publicado em 25/05/2015


Entenda qual é a diferença entre certificado digital e senha de acesso



Ambas as ferramentas servem para entrar em portais importantes, o que muda é a segurança oferecida ao consumidor por cada uma.

Cada vez mais populares, os certificados digitais são utilizados para realizar uma série de operações na internet, sendo, portanto semelhantes às senhas de acesso. Porém, muita gente ainda não sabe que os certificados são documentos tão importantes quanto o RG e o CPF. Por meio deles, o internauta pode fazer tarefas que só seriam possíveis presencialmente, como operações bancárias, assinar escriturações fiscais e contábeis, além de enviar o Imposto de Renda.

O certificado digital é mais seguro do que a senha de acesso, pois há um rigoroso processo para obtê-lo, em que o cidadão precisa comparecer pessoalmente a uma agência certificadora e apresentar documentos. Em virtude disso, quando o certificado é utilizado, não é preciso provar que ele pertence àquele titular, já que o documento é pessoal e intransferível.

No caso da senha de acesso, há sites que não solicitam documentos de identificação, sendo que podem ser acessados até por redes sociais. Como nestas não é preciso provar seus dados, qualquer pessoa pode se passar por outra sem muitas dificuldades. Diante disso, o certificado digital é uma garantia tanto para quem o utiliza quanto para os sites que precisam de proteção.

Além das pessoas físicas e das empresas possuírem uma série de serviços exclusivos com o certificado digital, os advogados também podem emitir petição online e a área da saúde pode organizar os prontuários dos pacientes. Portanto, a assinatura digital é mais do que uma forma de acessar sites, já que possui validade jurídica, segurança e substitui a presença física. Para saber mais sobre os tipos de certificado digital, clique aqui









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...