img

Florianópolis, 18/04/2024




COMUNIDADE

MTE e Prefeitura fazem mutirão para atender haitianos e senegaleses deixados em Florianópolis

Publicado em 25/05/2015


SEMAS
MTE e Prefeitura fazem mutirão para atender haitianos e senegaleses deixados em Florianópolis



O ministro Manoel Dias (Trabalho e Emprego) acertou esta manhã, com a secretária estadual de assistência social, trabalho e habitação de Santa Catarina, Ângela Albino, a realização de um mutirão para o atendimento dos imigrantes senegaleses e haitianos que chegaram à Florianópolis na madrugada desta segunda-feira (25).

O novo superintendente do Trabalho e Emprego em Santa Catarina, Douglas Fernando de Melo, foi encarregado de produzir as carteiras de trabalho necessárias para que os estrangeiros possam começar a trabalhar. Segundo ele, os documentos devem ser produzidos na sede do Ministério do Trabalho e Emprego, na Capital, e serão entregues aos senegaleses e haitianos no ginásio de esportes onde eles estão abrigados. Ele pretende fazer uma visita ao local amanhã pela manhã.

Segundo a secretária Ângela Albino, do grupo de 44 recém-chegados, os 28 senegaleses estão comprovadamente sem a carteira de trabalho. Os demais estão sendo cadastrados e avaliados, mas há haitianos que também não possuem o documento. A secretária relatou ao ministro a fragilidade do grupo. “Eles não sabiam nem onde foram deixados. Um deles ,que falava espanhol, nos disse que acreditava estar em Caxias do Sul”, comentou.

Prefeitura de Florianópolis realiza processo de requalificação

Uma equipe do Instituto de Geração de Oportunidades de Florianópolis (IGEOF), em conjunto com o Sistema Nacional de Emprego (SINE), irá fazer o cadastramento dos haitianos e senegaleses que chegaram à Capital na madrugada desta segunda-feira (25), na tentativa de definir seu futuro o mais rapidamente possível. A minoria deve permanecer por aqui: muitos já tem parentes estabelecidos em outros municípios do Sul do país e para lá devem ser encaminhados.

“Faremos seu cadastro, além de submetê-los aos serviços de saúde, e acreditamos que uma semana será o prazo máximo de encaminhamento e permanência no abrigo”, observou o diretor-geral da Secretaria Municipal de Assistência Social, Dejair de Oliveira Júnior.









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.



Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade