img

Florianópolis, 19/04/2024




COMUNIDADE

Médicos de Florianópolis suspendem atendimento para participarem de assembleia geral

Publicado em 25/05/2015





Os médicos vinculados à Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis suspenderão os atendimentos nos postos de saúde, no dia 26 de maio (terça-feira) à tarde, permanecendo normal apenas as atividades destes profissionais nas UPAs.

 Às 15h a categoria estará reunida no hotel Floph para assembleia geral convocada pelo Sindicato dos Médicos do Estado de Santa Catarina (SIMESC), quando irão posicionar-se sobre a implantação da Lei Complementar 503, que trata do Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos dos servidores municipais.

De acordo com estudos feitos pelos médicos, se o enquadramento funcional for correto, o Plano garantirá a suspensão dos descontos ilegais praticados há mais de uma década na folha de pagamento dos profissionais. “Até o momento a prefeitura não confirmou se a arrecadação do primeiro quadrimestre foi o suficiente para que possa ser garantida a implantação do Plano e o aparente conjunto de benefícios que ele pode conceder aos servidores. Esperamos que tenhamos essa informação até o momento da assembleia”, explica o presidente do SIMESC, Cyro Soncini.

A possibilidade da assembleia votar por suspensão de atendimento não está descartada.

 

Déficit de médicos

 

Por conta do desconto na remuneração dos médicos, muitos profissionais deixaram o serviço na capital. De acordo com levantamento no Diário Oficial, de julho de 2014 até o dia 19 de fevereiro deste ano foram somadas 24 exonerações e dos 70 médicos nomeados  em concurso público, 40 desistiram. Além disso, houve seis aposentadorias, o que contribui para a falta de médicos na rede municipal de Florianópolis.

Carência de especialistas

Mais de 70% dos especialistas concursados estão com a carga horária reduzida ou já pediram licença, o que prejudica no número de atendimentos à população. “Alguns especialistas atuam em UPAs e o regime não permite a redução da carga horária, se não também teriam feito”, afirma o vice-presidente do SIMESC, César Ferraresi.

Retrospectiva

Em 2012, os médicos realizaram várias manifestações e suspensões de atendimento em busca do fim do desconto ilegal. Um projeto de lei que suspenderia o desconto foi encaminhado para a Câmara de Vereadores, mas não foi aprovado. À época eleitoral, o atual prefeito, Cesar Souza Júnior, comprometeu-se em resolver a situação e também afirmou que aumentaria a remuneração dos médicos, tornando-a a maior da Grande Florianópolis. Em reunião realizada com dirigentes do SIMESC no dia 5 de maio, o prefeito reafirmou seu compromisso e empenho em tentar resolver essas duas questões.









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade