img

Florianópolis, 19/04/2024




CIDADES

Comitiva embarca para o Japão e apresenta gastronomia de Florianópolis

Publicado em 22/05/2015


PMF
Comitiva embarca para o Japão e apresenta gastronomia de Florianópolis



Gastronomia da Capital será apresentada ao mundo na próxima semana, em Kanazawa, no Japão. A joia da culinária da Capital, que será reconhecida mundialmente, é a ostra. E não é por acaso: a cidade é responsável por 80% da produção nacional de ostras em cativeiro.

Para empresários um desafio; para os consumidores a certeza de qualidade. Este será o cenário na Capital nos próximos anos por se tornar Cidade Unesco da Gastronomia e a primeira do país a integrar a Rede Mundial de Cidades Criativas, nesta categoria. Florianópolis será apresentada à rede na próxima semana em Kanazawa, no Japão.

Da Capital embarcam para o encontro, nesta sexta-feira (22), representantes do setor e da Prefeitura. Na bagagem, levam o desafio de apresentar Florianópolis em um único momento, onde terão quatro minutos para demonstrar qual será o impacto dessa certificação na cidade.

Mas há ainda uma missão mais difícil para a equipe: convencer a rede da Unesco, que conta com 69 cidades de todas as regiões do mundo, por que Florianópolis merece ser a sede do encontro em 2017.

“No ano que vêm será na Suécia, e para 2017 a cidade ainda não foi escolhida, queremos que seja a nossa. Serão mais de 100 prefeitos de todo o mundo participando do encontro e trocando experiências e cooperação técnica, imagina o impacto positivo disso para nossa Capital”, diz o diretor da FloripAmanhã, envolvido no projeto desde 2010, Eduardo Barroso.

Para o prefeito, agora é o momento de melhorar a qualidade e visibilidade do setor. “Quando uma cidade é considerada como criativa pela instituição de maior reconhecimento que é a Unesco, isso traz imediatamente o incremento da autoestima, uma maior visibilidade como destino qualificado e, principalmente, maiores compromissos locais. Agora, a expectativa é aprimorar a qualidade de vida para cumprir seu destino como cidade”, afirma o prefeito da Capital Cesar Souza Junior.

O evento

Acontece de 25 a 28 de maio, na cidade de Kanazawa, no Japão, para a apresentação das 28 novas cidades que foram incorporadas à Rede Mundial em novembro de 2014, entre elas as brasileiras Florianópolis, na Gastronomia e Curitiba, na categoria Design, totalizando 69 cidades de 32 países.

Todos os representantes destas cidades serão desafiados a provar por que a cidade é digna da certificação em sua categoria e oque irá ser feito nos próximos anos para melhorar ainda mais o setor da qual ela recebeu destaque.

A comitiva da Capital está levando folderes com a descrição do programa de ações e apresentação da cidade.

A certificação

Durante cinco anos, uma equipe do FloripaAmanhã e parceiros da cidade trabalharam para atender a todos os requisitos da Unesco e conseguir a inclusão da Capital na Rede de Cidades Criativas. Tiveram que levantar, entre tantos aspectos, qual a oferta, a demanda, os diferenciais de Florianópolis na área da gastronomia, as pesquisas científicas realizadas neste âmbito, e provar que há um crescimento contínuo no setor.

“São inúmeros os requisitos, mas conseguimos atingir a todos, a certificação traz muita responsabilidade ao setor, que precisará investir ainda mais em estudos e capacitação, e traz aos consumidores da gastronomia na Capital a certeza de qualidade, além é claro, de revelar Florianópolis ao mundo todo”, explica Barroso.

A joia da culinária da Capital, que será reconhecida mundialmente, é a ostra. E não é por acaso: a cidade é responsável por 80% da produção nacional de ostras em cativeiro.

“Esta certificação é uma quebra de barreiras, uma maneira de projetar Florianópolis para o mundo, não somente na gastronomia, mas em todos os setores. Imagina se o evento de 2017 vem para cá, quantos serão beneficiados”, salienta a secretária de Turismo da Capital, Zena Becker.



Com informações de ASCOM/PMF








Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade