img

Florianópolis, 25/04/2024




CIDADES

Florianópolis reativa parceria na área de maricultura com La Rochelle na França

Publicado em 07/10/2013


Petra Mafalda / PMF
Florianópolis reativa parceria na área de maricultura com La Rochelle na França



O prefeito Cesar Souza Júnior voltou de sua primeira viagem internacional oficial com várias boas notícias: a primeira foi que conseguiu retomar uma parceria técnica que estava inativa desde 2005, com a universidade de La Rochelle, departamento de Charante-Maritime, na França, para a formação de maricultores.

Também de La Rochelle veio a segunda boa notícia: foi iniciada parceria com o Institut Français de Recherche pour l'Exploitation de la Mer (Ifremer), em que a Capital terá acesso a todas as pesquisas técnicas e científicas na área de maricultura. “Os técnicos do Ifremer virão a Florianópolis avaliar a qualidade de nossas ostras. Precisamos nos adequar aos padrões internacionais. Tendo esse padrão, podemos abrir novos mercados”, disse o prefeito.

Os técnicos do Ifremer terão ainda mais duas missões: analisar se a possível instalação do sistema de tratamento de esgoto no rio Tavares, Sul da Ilha, trará prejuízos para o cultivo dos moluscos (se for prejudicial, Cesar Souza Júnior adiantou que desautorizará essa instalação) e avaliar se as ostras nativas são imunes a uma bactéria que está dizimando de 30% a 35% da produção francesa.

La Rochelle, com suas 13 mil vagas para embarcações em cerca de 60 quilômetros de costa, vai também servir de exemplo a Florianópolis no que se refere ao acesso marítimo: até o final do ano, o prefeito espera firmar parcerias público-privadas para a construção de três marinas na Capital.

A terceira boa notícia, também na área de maricultura: o prefeito conseguiu parceria com o Lycée de la Mer et du Littoral, em Bourcefranc (também no departamento de Charente-Maritime), que permitirá, por ano, a 12 produtores de moluscos que viajem à França para acompanhar durante 60 dias cursos centrados nas novas técnicas de cultivo e nos cuidados com a sanidade e a qualidade da produção. Também serão abertas duas vagas por ano para cursos de pós-graduação na área de maricultura.

Por aqui, com assessoria técnica do Lycée, Cesar Júnior disse que vai criar, em nível de Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), o primeiro curso de maricultura do país.

O prefeito também esteve em Londres, onde foi conhecer o Pod-Sit, sistema de transporte de passageiros desenvolvido pela empresa britânica Ultra, que opera no aeroporto de Heathrow e é um dos elementos de mobilidade em estudo para região da Grande Florianópolis. Em Londres, Cesar Souza Júnior firmou convênio com a Universidade de Oxford, para uma “linha direta” com tudo o que se produz ou se produzirá em termos de transporte público.

Antes da entrevista coletiva onde o prefeito apresentou os frutos de sua viagem à Europa, houve uma rápida cerimônia de transmissão de posse, com João Amin, que substituiu César Souza Júnior interinamente durante a licença do titular, restituindo-lhe o cargo. Amin agradeceu “a presteza e atenção” dos secretários e funcionários durante o período em que exerceu a titularidade e relatou os atos de que participou – aniversário do Museu do Lixo, lançamento do programa Remédio em Casa e duas edições do projeto Prefeitura no Bairro: “Tentei manter o ritmo da atual gestão”, disse.

“Embora a lei orgânica não exija a transmissão de cargo em ausências inferiores a 15 dias, sempre o farei, porque confio no João, meu amigo, meu parceiro”, agradeceu o prefeito. “Muito trabalho nos espera. Vamos seguir trabalhando”, completou.









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade