img

Florianópolis, 20/04/2024




ARTIGOS

Dor de cabeça e de ouvido podem ser causadas por disfunções da face

Publicado em 23/09/2013





Se você tem dores na região da musculatura da face, dores de cabeça e ouvido, você pode ser um portador de disfunção temporomandibular.

Ela atinge a musculatura mastigatória, as ATM’s(articulações localizadas na frente do ouvido) e outras estruturas e  pode  diminuir a qualidade de vida das pessoas por dificultar a mastigação, a fala, além de das crises de dor.

As causas desta disfunção são variadas, sendo que o estresse emocional, a ansiedade, o bruxismo ( ato de apertar ou ranger os dentes durante a noite e/ou ao dia) são as causas mais apontadas. Hábitos comuns no dia a dia como mascar chicletes, apoiar a mão no rosto durante o sono ,morder canetas e roer as unhas podem contribuir para o aparecimento ou agravamento dos sinais e sintomas já existentes.
 
Deste modo, as DTM’s, como são chamadas, além de poder causar  sintomas como dor de cabeça, de ouvido e dor e cansaço nos músculos da mastigação , os pacientes podem apresentar a presença de ruídos articulares (estalido ou crepitação) e dificuldade ou impossibilidade de abrir a boca.
 
Até pouco tempo atrás, os tratamentos realizados eram feitos com uso de aparelhos ortodônticos , reabilitações extensas com prótese e ajustes oclusais .”Hoje o tratamento sofreu uma grande mudança a partir da descoberta de que o bruxismo parece ser causado por um problema do sistema nervoso central e não por alterações clusais”, diz o dentista Wladmir Dal Bó, das clínicas Reabilittá e o Espaço da ATM, especialista, mestre e doutor nesta disfunção.
 
O tratamento pode abranger fisioterapia, acupuntura(para alivio de estresse), relaxamento,massoterapia, tratamento do ronco e apneia do sono para a reabilitação o neuromuscular. “Tudo, claro, com um diagnóstico prévio bem estabelecido”, completa. O tratamento é multidisciplinar,  do qual fisioterapeutas, psicólogos e médicos devem atuar em conjunto para melhorar a qualidade de vida dos pacientes.
 
Segundo o doutor, quem procura um especialista são pessoas que apresentam estes sintomas cujos tratamentos odontológicos foram insuficientes para amenizar os sinais e sintomas. E alerta: um dentista não especializado pode não resolver o problema, principalmente devido as grandes mudanças de conceitos nos últimos anos.









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade