img

Florianópolis, 24/04/2024




GERAL

Espaço Silvestre busca reintroduzir Papagaio-de-peito-roxo no Parque Nacional das Araucárias

Publicado em 07/09/2013


Espaço Silvestre busca reintroduzir Papagaio-de-peito-roxo no Parque Nacional das Araucárias



Conheça o trabalho de preparação, soltura e monitoramento de papagaios-de-peito-roxo no Parque Nacional das Araucárias, SC. O projeto também foca na educação ambiental e geração de renda para a comunidade local.

Conheça um pouco do Papagaio-de-peito-roxo

O gênero Amazona inclui onze espécies de papagaios que ocorrem no Brasil, sendo que quatro estão em estado vulnerável ou ameaçados de extinção, entre eles o papagaio-de-peito-roxo (Amazona vinacea). A perda de habitat, em função do desmatamento, e a coleta para abastercer o tráfico de animais silvestres são os fatores que mais contribuíram para colocar essa espécie em risco.

O papagaio-de-peito-roxo é endêmico da Mata Atlântica, ou seja, ocorre somente nesse bioma. No Brasil, é encontrado do sul da Bahia ao Rio Grande do Sul, mas também vive no sudeste do Paraguai e Misiones, na Argentina. Geralmente associado à Mata de Araucárias.

Não é a toda que ele é chamado de papagaio-de-peito-roxo. Tem cerca de 35 cm de comprimento total e é identificado pelo padrão escamado arroxeado das penas do peito. As penas da cabeça, dorso e cauda são verdes e na nuca há uma "gola" azul. Pode-se observar uma coloração vermelha nos extremos das asas, base do bico, encontro e espelho alar. Não há dimorfismo sexual. Estima-se que esse papagaio pode viver por até 30 anos. Saiba mais

Parque Nacional das Araucárias

O Parque Nacional das Araucárias é uma Unidade de Conservação (UC) criada em 2005 e como tal tem como objetivo principal a preservação de remanescentes de florestas e de toda a biodiversidade ali existente, ajudando a manter a qualidade de importantes corpos hídricos, como o Rio Chapecó,Chapecozinho, do Mato e Caratuva. Saiba mais




Veja mais em
http://www.espacosilvestre.org.br/








Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade