img

Florianópolis, 19/04/2024




CULTURA

Florianópolis terá apresentaç?es de teatro gratuitas da Cia de Teatro Sim... Por Que N?o?

Publicado em 29/12/2011


Cleide Oliveira
Florianópolis terá apresentaç?es de teatro gratuitas da Cia de Teatro Sim... Por Que N?o?



A Cia. Teatro Sim...Por Que N?o?!!!, mantendo a tradiç?o de se apresentar em temporada de ver?o, encena as peças A Farsa do Advogado Pathelin, Livres e Iguais e A Vida Como Ela É... no Teatro Álvaro de Carvalho, nos meses de janeiro e fevereiro. As apresentaç?es encerram o Festival Itinerante de Repertório, que o Grupo realizou por 30 cidades catarinenses, de outubro a dezembro, com entrada franca, celebrando os 25 anos de sua fundaç?o.

A Farsa do Advogado Pathelin ser apresentada de 19 a 21 de janeiro; Livres e iguais ser de 22 a 24 de janeiro e A Vida Como Ela ... , de 26 a 29 de janeiro e 25 e 26 de fevereiro. Todas as apresenta?es ser?o ?s 21h, com entrada franca.

A Cia. experimentou nessa turn? a emo?o de levar teatro a 10 das menores cidades catarinenses com um sucesso muito acima das expectativas. Mais de 300 pessoas na plateia de cidades com menos de 2 mil habitantes emocionaram atores e tcnicos e confirmaram a importncia de interiorizar a cultura em nosso estado. O Festival Itinerante e o Projeto de Ver?o t?m o patrocnio do Funcultural, da Secretaria e Turismo, Cultura e Esportes e do Governo do Estado de Santa Catarina.

Para viabilizar esse projeto, a Cia. escolheu para as dez menores cidades catarinenses A Farsa do Advogado Pathelin, que pode ser encenada em qualquer espao, inclusive na rua. Para as cidades mdias a Cia. levou o espetculo de formas animadas Livres e Iguais. E as dez cidades plo de regi?o receberam a ltima montagem do grupo A Vida Como Ela ..., adapta?o para teatro de cinco crnicas de Nelson Rodrigues.

A Farsa do Advogado Pathelin
A Farsa do Advogado Pathelin, um divertido espetáculo para todas as idades, completou 16 anos no repertório do Grupo e há 15 anos tem o mesmo elenco. O texto, considerado uma obra-prima do gênero farsa, é precursora do teatro cômico de Molière (Paris, 1622-1673). Nessa comédia da astúcia, o jogo do enganador e do enganado parece bem celebrar o  triunfo do dolo (erro intencional), do embuste e da patifaria. Esse cinismo sem fraqueza é o retrato realista de uma época corrompida. (Qualquer semelhança com a época atual será mera coincidência?).

Livre e Iguais
Livres e Iguais é um espetáculo de formas animadas indicado para todas as idades, inspirado na Declaração Universal dos Direitos Humanos, que desde a estréia, em 1999, já recebeu 13 prêmios em festivais nacionais e internacionais. Os bonecos da peça são confeccionados de lixo industrial e ganham vida por meio da manipulação de cinco atores. Cenas do duro cotidiano das grandes cidades são permeadas por imagens de lirismo e muita poesia.

A Vida como Ela É...

Mais recente montagem do grupo, a peça, indicada para maiores de 14 anos, reúne cinco histórias de Nelson Rodrigues  sobre paixões, traições, dramas e tragédias. Os textos Uma Senhora Honesta, Noiva para Sempre, Noiva da Morte, Doente e O Grande Dia de Otacílio e Odete são flashes da vida real vistos através do olhar melodramático do autor.
Cada história explora uma técnica diferente, como o uso de máscaras, ator-narrador, jogo com sombras e silhuetas, ator marionetizado e quadros vivos.
A direção é de um dos grandes especialistas na obra rodriguiana, Luís Artur Nunes, gaúcho radicado no eixo Rio de Janeiro-São Paulo.

SERVIÇO

Todas as apresentações serão no Teatro Álvaro de Carvalho sempre às 21h
A entrada é franca e os convites podem ser retirados na bilheteria do TAC a partir das 14h, de segunda a sexta e das 16h sábados e domingos.

A Farsa do Advogado Pathelin
Data: 19 a 21 de janeiro/2012

Livres e Iguais
Data: 22 a 24 de janeiro/2012

A Vida Como Ela É...
Data: 26 a 29 de janeiro e 25 e 26 de fevereiro/2012









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade