Nova Coluna: Gastronomia & Vinhos – Estreia…

Bom dia! É com satisfação que inicio nesta quarta-feira (29), minha nova coluna: “Gastronomia & Vinhos”.  Com uma periodicidade semanal, vou dedicar minha experiência didática, e bom gosto é claro, para compartilhar minhas experiências sobre gastronomia, harmonizando lindos pratos, com deliciosos vinhos.

 

Quantos amigos e leitores não se perguntaram, principalmente nos finais de semana, onde vou almoçar ou jantar hoje? Para os apreciadores de um bom vinho, essa pergunta pode se tornar um pesadelo!

 

Vamos começar? Primeiro um delicioso peixe – Congrio Rosa, com batatas sauté, grelhado e com Alcaparras. Hummm….

Bar e restaurante Recanto das Pedras/Coqueiros – Florianópolis/Opinativo

 

Lugares como por exemplo, em Coqueiros (Florianópolis), um dos restaurantes mais frequentados – o Bar e restaurante Recanto das Pedras, que serve frutos do mar, trabalha apenas com uma única uva de Reserva: serve ao preço de R$ 150,00, o vinho Argentino, LUIGI BOSCA chardonnay, o restante são vinhos reservados.

Há harmonização…/ LUIGI BOSCA chardonnay/Opinativo

Sobre vinhos reservados – Em linguagem simples, são degustados no dia a dia, geralmente originados da América do Sul, em Santa Catarina, por exemplo, os mais comercializados vêm do Chile, que em sua essência, nivelam para baixo o gosto do cliente!

 

Uma coisa é você tentar oferecer um vinho mais barato, nada contra, outra é só ter essa opção no restaurante, principalmente no inverno, estação que movimenta o consumo de vinhos. Uma vez por semana, vamos dar uma dica de restaurante, com sua harmonização do vinho, começando por Florianópolis! Quando for preciso faremos uma crítica construtiva!

 

Com uma visão crítica, para não perder minha essência, mas construtiva, a ideia será indicar o restaurante, e o vinho para harmonizar, quando você Ilhéu, ou turista, visitar Santa Catarina! Hoje, na deslumbrante Ilha da Magia – como é conhecida nossa querida Florianópolis, com suas belas praias, está oferecendo poucas opções de gastronomia, e menores opções ainda sobre harmonização com vinhos.

 

UVA: “ Chardonnay é uma uva da família da Vitis vinifera (Europa), a partir da qual é fabricado vinho branco de qualidade. Também é conhecida como aubaine, beaunois, melon blanc e pinot chardonnay”.

 

Temperatura de serviço: De 8 a 12 graus.

 

“Características Organolépticas: Cor amarela dourada, com agradáveis notas de mel e pão torrado, e aromas frutados de abacaxi e melão, muito típicos da variedade”.